HEALTH PROMOTION IN EDUCATIONAL PRACTICES OF FAMILY HEALTH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20364 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar e analisar como as principais ações de Promoção da Saúde – estabelecidas pela Carta de Ottawa – estão sendo trabalhadas nas práticas educativas de equipes de Saúde da Família de um Centro de Saúde do Município de Florianópolis, Santa Catarina. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado o itinerário de pesquisa de Paulo Freire, em 16 círculos de cultura realizados com usuários e profissionais. Os resultados apontaram que a incorporação dos princípios da Carta de Ottawa permanece distante da prática concreta dos profissionais, especialmente devido à sustentação do modelo biomédico, predominante no setor saúde. Salienta-se a importância da atuação das equipes numa perspectiva interdisciplinar e dialógica, que estimule a participação do usuário para que, em conjunto com os profissionais, construam uma prática de saúde mais emancipatória e autônoma sobre os determinantes do processo saúde e doença. |
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HEALTH PROMOTION IN EDUCATIONAL PRACTICES OF FAMILY HEALTHA PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA SAÚDE DA FAMÍLIAPROMOCIÓN DE LA SALUD EN LAS PRÁCTICAS EDUCATIVAS DE LA SALUD DE LA FAMILIAPromoción de la salud; Educación en salud; Salud de la familiaHealth promotion; Health education; Family healthPromoção da saúde; Educação em saúde; Saúde da famíliaPesquisa qualitativa com o objetivo de identificar e analisar como as principais ações de Promoção da Saúde – estabelecidas pela Carta de Ottawa – estão sendo trabalhadas nas práticas educativas de equipes de Saúde da Família de um Centro de Saúde do Município de Florianópolis, Santa Catarina. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado o itinerário de pesquisa de Paulo Freire, em 16 círculos de cultura realizados com usuários e profissionais. Os resultados apontaram que a incorporação dos princípios da Carta de Ottawa permanece distante da prática concreta dos profissionais, especialmente devido à sustentação do modelo biomédico, predominante no setor saúde. Salienta-se a importância da atuação das equipes numa perspectiva interdisciplinar e dialógica, que estimule a participação do usuário para que, em conjunto com os profissionais, construam uma prática de saúde mais emancipatória e autônoma sobre os determinantes do processo saúde e doença.A qualitative study aiming to identify and analyze how the key actions for Health Promotion - established by the Ottawa Charter - were developed in the educational practices of the Family Health teams in a health center in the city of Florianopolis, Santa Catarina. Paulo Freire’s route search was used for data collection and analysis 16 circles of culture, both with professionals and users. The results showed that the incorporation of the principles of Ottawa Charter remains far from the actual practice of professionals, especially due to the biomedical model, which is prevalent in the health sector. We emphasize the importance of an interdisciplinary and dialogical team work, in order to encourage the participation of the user so that, together with professionals, they could build a more emancipated and autonomous health practice on the determinants of health and illness process.Investigación cualitativa con el objetivo de identificar y analizar como las principales acciones de Promoción de la Salud – establecidas por la Carta de Ottawa – son trabajadas en las prácticas educativas de equipos de Salud de la Familia de un Centro de Salud del municipio de Florianópolis, Santa Catarina. Para recoger y analizar los datos fue utilizado el itinerario de investigación de Paulo Freire en 16 círculos de cultura, realizados con usuarios y profesionales. Los resultados apuntaron que la incorporación de los principios de la Carta de Ottawa permanece lejos de la práctica concreta de los profesionales, especialmente a causa de la sustentación del modelo biomédico, predominante en sector de salud. Se resalta la importancia de la actuación de los equipos en una perspectiva interdisciplinar y dialógica, que estimule la participación del usuario, a fin de que, en conjunto con los profesionales, construyan una práctica de salud que emancipe y sea autónoma acerca de los determinantes del proceso salud y enfermedad.Universidade Federal do ParanáRumor, Pamela Camila FernandesBerns, IsabelHeideman, Ivonete Teresinha Schülter BussMattos, Larissa Helena LamegoWosny, Antônio Miranda2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2036410.5380/ce.v15i4.20364Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)Cogitare Enfermagem; v. 15, n. 4 (2010)2176-91331414-853610.5380/ce.v15i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20364/13525info:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-02T20:09:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/20364Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2013-10-02T20:09:04Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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