DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84170 |
Resumo: | Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de suporte básico na parada cardiorrespiratória para estudantes de graduação da área de saúde.Método: estudo metodológico conduzido em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo e validação de conteúdo por especialistas. O aplicativo foi desenvolvido a partir do Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento e implementação. Para a validação de conteúdo, 11 especialistas avaliaram o aplicativo quanto à relevância, à clareza, à coerência, às informações, à apresentação, à navegabilidade, à acessibilidade e ao design.Resultados: o aplicativo SBVida foi desenvolvido para dispositivos móveis em plataforma Android. Foi alcançado Índice de Validade de Conteúdo geral de 0,87.Conclusão: o aplicativo SBVida foi desenvolvido e validado e pode contribuir para a preparação e a capacitação complementar a estudantes e profissionais de Enfermagem e de demais áreas da saúde |
id |
UFPR-15_c56c87409af898c19a7cf26e3ff2f24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84170 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIAEnfermagemTecnologia Educacional; Reanimação Cardiopulmonar; Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Estudo de Validação.Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de suporte básico na parada cardiorrespiratória para estudantes de graduação da área de saúde.Método: estudo metodológico conduzido em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo e validação de conteúdo por especialistas. O aplicativo foi desenvolvido a partir do Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento e implementação. Para a validação de conteúdo, 11 especialistas avaliaram o aplicativo quanto à relevância, à clareza, à coerência, às informações, à apresentação, à navegabilidade, à acessibilidade e ao design.Resultados: o aplicativo SBVida foi desenvolvido para dispositivos móveis em plataforma Android. Foi alcançado Índice de Validade de Conteúdo geral de 0,87.Conclusão: o aplicativo SBVida foi desenvolvido e validado e pode contribuir para a preparação e a capacitação complementar a estudantes e profissionais de Enfermagem e de demais áreas da saúdeUniversidade Federal do ParanáFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - APQ-00556-18Motta, Daniela de SouzaCavalcante, Ricardo BezerraDutra, Herica SilvaCoelho, Angélica da Conceição OliveiraPacheco, Zuleyce Maria LessaSantos, Kelli Borges dosCarbogim, Fábio da Costa2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo metodológicoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8417010.5380/ce.v27i0.84170Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84170/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/51386https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/51389https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52269https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52270https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52272https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52411https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52412https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52413https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52414https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52434https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52436https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52938https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53214https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53696https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53697https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54115https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54169https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54210https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54211https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54557https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54558Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T14:40:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/84170Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-10-05T14:40:19Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
title |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA Motta, Daniela de Souza Enfermagem Tecnologia Educacional; Reanimação Cardiopulmonar; Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Estudo de Validação. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA |
author |
Motta, Daniela de Souza |
author_facet |
Motta, Daniela de Souza Cavalcante, Ricardo Bezerra Dutra, Herica Silva Coelho, Angélica da Conceição Oliveira Pacheco, Zuleyce Maria Lessa Santos, Kelli Borges dos Carbogim, Fábio da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Ricardo Bezerra Dutra, Herica Silva Coelho, Angélica da Conceição Oliveira Pacheco, Zuleyce Maria Lessa Santos, Kelli Borges dos Carbogim, Fábio da Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - APQ-00556-18 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Daniela de Souza Cavalcante, Ricardo Bezerra Dutra, Herica Silva Coelho, Angélica da Conceição Oliveira Pacheco, Zuleyce Maria Lessa Santos, Kelli Borges dos Carbogim, Fábio da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Tecnologia Educacional; Reanimação Cardiopulmonar; Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Estudo de Validação. |
topic |
Enfermagem Tecnologia Educacional; Reanimação Cardiopulmonar; Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Estudo de Validação. |
description |
Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de suporte básico na parada cardiorrespiratória para estudantes de graduação da área de saúde.Método: estudo metodológico conduzido em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo e validação de conteúdo por especialistas. O aplicativo foi desenvolvido a partir do Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento e implementação. Para a validação de conteúdo, 11 especialistas avaliaram o aplicativo quanto à relevância, à clareza, à coerência, às informações, à apresentação, à navegabilidade, à acessibilidade e ao design.Resultados: o aplicativo SBVida foi desenvolvido para dispositivos móveis em plataforma Android. Foi alcançado Índice de Validade de Conteúdo geral de 0,87.Conclusão: o aplicativo SBVida foi desenvolvido e validado e pode contribuir para a preparação e a capacitação complementar a estudantes e profissionais de Enfermagem e de demais áreas da saúde |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo metodológico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84170 10.5380/ce.v27i0.84170 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84170 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.84170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84170/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/51386 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/51389 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52269 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52270 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52272 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52411 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52412 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52413 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52414 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52434 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52436 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/52938 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53214 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53696 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/53697 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54115 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54169 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54210 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54211 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54557 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84170/54558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068305224171520 |