A INSERÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/22735 |
Resumo: | Estudo de abordagem qualitativa e de tipo exploratório-descritivo teve por objetivo investigar a percepção do professor sobre a inserção da equipe de Saúde da Família, apontando suas necessidades de informação. O estudo foi desenvolvido em 2010 com 12 participantes em 9 escolas estaduais de Curitiba-PR, utilizou-se para coleta de dados entrevista semiestruturada. Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: Interação entre profissionais de educação e profissionais de saúde; Inserção de profissionais de saúde na escola; Cuidados e informações aos alunos-adolescentes; e Desafios dos profissionais de educação ao trabalhar com alunos-adolescentes. Os temas indicados para abordagem foram violência, drogadição, doenças sexualmente transmissíveis, higiene, alimentação e autoestima. Os resultados indicaram a oportunidade de desenvolvimento de trabalho multidisciplinar no ambiente escolar e que a integração entre Escola e Estratégia da Saúde da Família é mandatória para o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde junto aos escolares. |
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A INSERÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO: PERSPECTIVA DO PROFESSORTHE INSERTION OF THE FAMILY HEALTHCARE TEAM IN A STATE SCHOOL ENVIRONMENT: A TEACHER’S PERSPECTIVELA INSERCIÓN DEL EQUIPO DE SALUD DE LA FAMILIA EN EL AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO: PERSPECTIVA DEL PROFESORSaúde dos adolescentes; Prevenção primária; Saúde da família; Enfermagem.Adolescent health; Primary prevention; Family health; Nursing.Salud de los adolescentes; Prevención primaria; Salud de la Familia; Enfermería.Estudo de abordagem qualitativa e de tipo exploratório-descritivo teve por objetivo investigar a percepção do professor sobre a inserção da equipe de Saúde da Família, apontando suas necessidades de informação. O estudo foi desenvolvido em 2010 com 12 participantes em 9 escolas estaduais de Curitiba-PR, utilizou-se para coleta de dados entrevista semiestruturada. Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: Interação entre profissionais de educação e profissionais de saúde; Inserção de profissionais de saúde na escola; Cuidados e informações aos alunos-adolescentes; e Desafios dos profissionais de educação ao trabalhar com alunos-adolescentes. Os temas indicados para abordagem foram violência, drogadição, doenças sexualmente transmissíveis, higiene, alimentação e autoestima. Os resultados indicaram a oportunidade de desenvolvimento de trabalho multidisciplinar no ambiente escolar e que a integração entre Escola e Estratégia da Saúde da Família é mandatória para o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde junto aos escolares. This exploratory-descriptive study with a qualitative approach aimed to investigate how teachers perceive the insertion of the Family Healthcare team, pinpointing their need for information. The study was developed in 2010 with 12 participants in 9 state schools in Curitiba in the state of Paraná, and used semi-structured interviews for collecting data. Four categories emerged from content analysis: Interaction between education professionals and health professionals; Insertion of healthcare professionals in schools; Care and information for adolescent students; and Challenges for education professionals in working with adolescent students. The themes indicated for approach were violence, drug addiction, sexually transmitted diseases, hygiene, nutrition and self-esteem. The results included the opportunity for the development of multidisciplinary work in the school environment and that integration of the school with the Family Health Strategy is mandatory for the development of actions for prevention and health promotion in company with the students.Estudio de abordaje cualitativo y de tipo exploratorio y descriptivo cuyo objetivo fue investigar la percepción del profesor acerca de la inserción del equipo de Salud de la Familia, indicando sus necesidades de información. El estudio fue desarrollado en 2010 con 12 participantes en 9 escuelas estaduales de Curitiba-PR; fue utilizada para recoger los datos entrevista semi estructurada. Del análisis de contenido surgieron cuatro categorías: Interacción entre profesionales de educación y profesionales de salud; Inserción de profesionales de salud en la escuela; Cuidados e informaciones a los alumnos adolescentes; y Desafíos de los profesionales de educación al trabajar con alumnos adolescentes. Los temas indicados para abordaje fueron violencia, drogadicción, enfermedades sexualmente transmisibles, higiene, alimentación y autoestima. Los resultados indicaron la oportunidad de desarrollo de trabajo multidisciplinar en el ambiente escolar y que la integración entre Escuela y estrategia de la Salud de la Familia es esencial para el desarrollo de acciones de prevención y promoción a la salud junto a los estudiantes.Universidade Federal do ParanáMatia, Graciele deGodoi, Sirlei CristinaPol, Pamela2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2273510.5380/ce.v17i2.22735Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/22735/18452info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:37:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/22735Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:37:52Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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