Utilización de la plataforma “Teleduc” en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles Filho, Paulo Celso Prado
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882
Resumo: As exigências do mercado de trabalho, no que diz respeitoà administração de medicamentos, são crescentes. Háconsenso entre pesquisadores e profissionais envolvidoscom a enfermagem que o conhecimento ocupa papel dedestaque entre essas exigências. Entretanto, pesquisasapontam a existência de déficits de conhecimento doenfermeiro em questões essenciais para a administração demedicamentos segura. O objetivo geral deste estudo foidescrever a utilização da Plataforma Teleduc, no ensino daadministração de medicamentos, junto a alunos de um Cursode Graduação em Enfermagem. Como objetivos específicoscitam-se: descrever o ciclo de criação do módulo“Administração de medicamentos”; implementá-lo junto aosalunos citados e proceder ao acompanhamento e avaliaçãodestes alunos bem como do módulo. Tratou-se de estudodescritivo no qual a amostra foi composta por 25 discentesmatriculados na Disciplina “Fundamentos de enfermagempara o processo do cuidar II” da qual o módulo fez parte.Seguiu-se o seguinte ciclo de criação para o módulo:levantamento dos objetivos, organização do conteúdo,seleção da mídia, criação das aulas, as quais se intitularam:Aspectos farmacológicos, orientações de enfermagem efontes de informação para a segurança na administração demedicamentos; Preparo do material para a administraçãode medicamentos injetáveis; Administração demedicamentos via intradérmica; Subcutânea; Intramusculare Endovenosa, bem como o acompanhamento da evoluçãodo aluno e do módulo. Procedeu-se a uma avaliação, a qualfoi composta por 10 especialistas, seguindo-se um estudopiloto, no qual participaram 5 alunos. Após a realizaçãodas correções apontadas o módulo foi implementado noperíodo de 01/08 a 18/10/2005. Destaca-se que o mesmofoi composto por 6 aulas a distância, 4 encontros presenciaise 5 períodos para treinamento em laboratório deenfermagem, totalizando 50 horas. A estratégia de ensinofoi realizada através da seguinte seqüência: acesso aoconteúdo das aulas, resolução dos exercícios, bate-papos efóruns de discussão. Como resultados destacaram-se 501acessos ao conteúdo, 682 aos exercícios, 164 aos bate-papose 111 acessos aos fóruns de discussão, somando 1458acessos, ou seja 58,32 acessos por aluno e a nota finalapresentando média de 8,76. Em relação à avaliação domódulo, destacou-se enquanto aspectos positivos adisposição do conteúdo, o desempenho do instrutor, bemcomo as imagens, que demonstravam estreita relação como conteúdo. Enquanto aspectos negativos citou-se adificuldade de acesso ao módulo em domicílio e problemascom o laboratório de informática. O desafio de desenvolveresse módulo e implementá-lo na disciplina evidenciou oquão positiva foi a união entre a educação a distância,recursos tecnológicos e a temática da administração demedicamentos.
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