Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882 |
Resumo: | As exigências do mercado de trabalho, no que diz respeitoà administração de medicamentos, são crescentes. Háconsenso entre pesquisadores e profissionais envolvidoscom a enfermagem que o conhecimento ocupa papel dedestaque entre essas exigências. Entretanto, pesquisasapontam a existência de déficits de conhecimento doenfermeiro em questões essenciais para a administração demedicamentos segura. O objetivo geral deste estudo foidescrever a utilização da Plataforma Teleduc, no ensino daadministração de medicamentos, junto a alunos de um Cursode Graduação em Enfermagem. Como objetivos específicoscitam-se: descrever o ciclo de criação do módulo“Administração de medicamentos”; implementá-lo junto aosalunos citados e proceder ao acompanhamento e avaliaçãodestes alunos bem como do módulo. Tratou-se de estudodescritivo no qual a amostra foi composta por 25 discentesmatriculados na Disciplina “Fundamentos de enfermagempara o processo do cuidar II” da qual o módulo fez parte.Seguiu-se o seguinte ciclo de criação para o módulo:levantamento dos objetivos, organização do conteúdo,seleção da mídia, criação das aulas, as quais se intitularam:Aspectos farmacológicos, orientações de enfermagem efontes de informação para a segurança na administração demedicamentos; Preparo do material para a administraçãode medicamentos injetáveis; Administração demedicamentos via intradérmica; Subcutânea; Intramusculare Endovenosa, bem como o acompanhamento da evoluçãodo aluno e do módulo. Procedeu-se a uma avaliação, a qualfoi composta por 10 especialistas, seguindo-se um estudopiloto, no qual participaram 5 alunos. Após a realizaçãodas correções apontadas o módulo foi implementado noperíodo de 01/08 a 18/10/2005. Destaca-se que o mesmofoi composto por 6 aulas a distância, 4 encontros presenciaise 5 períodos para treinamento em laboratório deenfermagem, totalizando 50 horas. A estratégia de ensinofoi realizada através da seguinte seqüência: acesso aoconteúdo das aulas, resolução dos exercícios, bate-papos efóruns de discussão. Como resultados destacaram-se 501acessos ao conteúdo, 682 aos exercícios, 164 aos bate-papose 111 acessos aos fóruns de discussão, somando 1458acessos, ou seja 58,32 acessos por aluno e a nota finalapresentando média de 8,76. Em relação à avaliação domódulo, destacou-se enquanto aspectos positivos adisposição do conteúdo, o desempenho do instrutor, bemcomo as imagens, que demonstravam estreita relação como conteúdo. Enquanto aspectos negativos citou-se adificuldade de acesso ao módulo em domicílio e problemascom o laboratório de informática. O desafio de desenvolveresse módulo e implementá-lo na disciplina evidenciou oquão positiva foi a união entre a educação a distância,recursos tecnológicos e a temática da administração demedicamentos. |
id |
UFPR-15_e8be66a4b9358af83601e34758e2fb0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/6882 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelenciaUTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA TELEDUC NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A BUSCA PELA EXCELÊNCIAThe use of Teleduc platform in teaching drug adminstration at a nursing graduation course: the pursuit for expertiseEducação à distância; Enfermagem; MedicamentosAs exigências do mercado de trabalho, no que diz respeitoà administração de medicamentos, são crescentes. Háconsenso entre pesquisadores e profissionais envolvidoscom a enfermagem que o conhecimento ocupa papel dedestaque entre essas exigências. Entretanto, pesquisasapontam a existência de déficits de conhecimento doenfermeiro em questões essenciais para a administração demedicamentos segura. O objetivo geral deste estudo foidescrever a utilização da Plataforma Teleduc, no ensino daadministração de medicamentos, junto a alunos de um Cursode Graduação em Enfermagem. Como objetivos específicoscitam-se: descrever o ciclo de criação do módulo“Administração de medicamentos”; implementá-lo junto aosalunos citados e proceder ao acompanhamento e avaliaçãodestes alunos bem como do módulo. Tratou-se de estudodescritivo no qual a amostra foi composta por 25 discentesmatriculados na Disciplina “Fundamentos de enfermagempara o processo do cuidar II” da qual o módulo fez parte.Seguiu-se o seguinte ciclo de criação para o módulo:levantamento dos objetivos, organização do conteúdo,seleção da mídia, criação das aulas, as quais se intitularam:Aspectos farmacológicos, orientações de enfermagem efontes de informação para a segurança na administração demedicamentos; Preparo do material para a administraçãode medicamentos injetáveis; Administração demedicamentos via intradérmica; Subcutânea; Intramusculare Endovenosa, bem como o acompanhamento da evoluçãodo aluno e do módulo. Procedeu-se a uma avaliação, a qualfoi composta por 10 especialistas, seguindo-se um estudopiloto, no qual participaram 5 alunos. Após a realizaçãodas correções apontadas o módulo foi implementado noperíodo de 01/08 a 18/10/2005. Destaca-se que o mesmofoi composto por 6 aulas a distância, 4 encontros presenciaise 5 períodos para treinamento em laboratório deenfermagem, totalizando 50 horas. A estratégia de ensinofoi realizada através da seguinte seqüência: acesso aoconteúdo das aulas, resolução dos exercícios, bate-papos efóruns de discussão. Como resultados destacaram-se 501acessos ao conteúdo, 682 aos exercícios, 164 aos bate-papose 111 acessos aos fóruns de discussão, somando 1458acessos, ou seja 58,32 acessos por aluno e a nota finalapresentando média de 8,76. Em relação à avaliação domódulo, destacou-se enquanto aspectos positivos adisposição do conteúdo, o desempenho do instrutor, bemcomo as imagens, que demonstravam estreita relação como conteúdo. Enquanto aspectos negativos citou-se adificuldade de acesso ao módulo em domicílio e problemascom o laboratório de informática. O desafio de desenvolveresse módulo e implementá-lo na disciplina evidenciou oquão positiva foi a união entre a educação a distância,recursos tecnológicos e a temática da administração demedicamentos.Universidade Federal do Paraná2006-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/688210.5380/ce.v11i2.6882Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)2176-91331414-853610.5380/ce.v11i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882/4888Telles Filho, Paulo Celso PradoCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T21:48:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/6882Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2020-07-13T21:48:27Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA TELEDUC NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A BUSCA PELA EXCELÊNCIA The use of Teleduc platform in teaching drug adminstration at a nursing graduation course: the pursuit for expertise |
title |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
spellingShingle |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia Telles Filho, Paulo Celso Prado Educação à distância; Enfermagem; Medicamentos |
title_short |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
title_full |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
title_fullStr |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
title_full_unstemmed |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
title_sort |
Utilización de la plataforma Teleduc en la enseñanza de administración de medicamentos en un curso de graduación en Enfermería: la búsqueda por la excelencia |
author |
Telles Filho, Paulo Celso Prado |
author_facet |
Telles Filho, Paulo Celso Prado Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author_role |
author |
author2 |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles Filho, Paulo Celso Prado Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância; Enfermagem; Medicamentos |
topic |
Educação à distância; Enfermagem; Medicamentos |
description |
As exigências do mercado de trabalho, no que diz respeitoà administração de medicamentos, são crescentes. Háconsenso entre pesquisadores e profissionais envolvidoscom a enfermagem que o conhecimento ocupa papel dedestaque entre essas exigências. Entretanto, pesquisasapontam a existência de déficits de conhecimento doenfermeiro em questões essenciais para a administração demedicamentos segura. O objetivo geral deste estudo foidescrever a utilização da Plataforma Teleduc, no ensino daadministração de medicamentos, junto a alunos de um Cursode Graduação em Enfermagem. Como objetivos específicoscitam-se: descrever o ciclo de criação do módulo“Administração de medicamentos”; implementá-lo junto aosalunos citados e proceder ao acompanhamento e avaliaçãodestes alunos bem como do módulo. Tratou-se de estudodescritivo no qual a amostra foi composta por 25 discentesmatriculados na Disciplina “Fundamentos de enfermagempara o processo do cuidar II” da qual o módulo fez parte.Seguiu-se o seguinte ciclo de criação para o módulo:levantamento dos objetivos, organização do conteúdo,seleção da mídia, criação das aulas, as quais se intitularam:Aspectos farmacológicos, orientações de enfermagem efontes de informação para a segurança na administração demedicamentos; Preparo do material para a administraçãode medicamentos injetáveis; Administração demedicamentos via intradérmica; Subcutânea; Intramusculare Endovenosa, bem como o acompanhamento da evoluçãodo aluno e do módulo. Procedeu-se a uma avaliação, a qualfoi composta por 10 especialistas, seguindo-se um estudopiloto, no qual participaram 5 alunos. Após a realizaçãodas correções apontadas o módulo foi implementado noperíodo de 01/08 a 18/10/2005. Destaca-se que o mesmofoi composto por 6 aulas a distância, 4 encontros presenciaise 5 períodos para treinamento em laboratório deenfermagem, totalizando 50 horas. A estratégia de ensinofoi realizada através da seguinte seqüência: acesso aoconteúdo das aulas, resolução dos exercícios, bate-papos efóruns de discussão. Como resultados destacaram-se 501acessos ao conteúdo, 682 aos exercícios, 164 aos bate-papose 111 acessos aos fóruns de discussão, somando 1458acessos, ou seja 58,32 acessos por aluno e a nota finalapresentando média de 8,76. Em relação à avaliação domódulo, destacou-se enquanto aspectos positivos adisposição do conteúdo, o desempenho do instrutor, bemcomo as imagens, que demonstravam estreita relação como conteúdo. Enquanto aspectos negativos citou-se adificuldade de acesso ao módulo em domicílio e problemascom o laboratório de informática. O desafio de desenvolveresse módulo e implementá-lo na disciplina evidenciou oquão positiva foi a união entre a educação a distância,recursos tecnológicos e a temática da administração demedicamentos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882 10.5380/ce.v11i2.6882 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v11i2.6882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6882/4888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006) Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006) Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v11i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068294178471936 |