EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarolli, Ana Cristina Geiss
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camboin, Franciele Foschiera, Durman, Solânia, Rizzi, Claudia Brandelero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33569
Resumo: Estudo descritivo exploratório que teve como objetivo avaliar a aplicabilidade da prática educativa para o trânsito por meio de álbum seriado e software. Realizaram-se atividades educativas, entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, com 41 crianças e adolescentes e, posteriormente foi aplicado questionário avaliativo. Entre os participantes 37(90,2%) relataram não ter dificuldades em manusear o programa, 40(97,6%) não acharam difícil participar das atividades, 27(65,9%) não precisaram de ajuda, 35(85,4%) acharam a atividade colorida, 32(78%) relataram não ter participado de outra atividade semelhante e todos conseguiram terminar e gostaram da atividade. Os resultados mostram que a prática educativa, com as estratégias utilizadas, foi eficaz para sensibilizar a população infanto-juvenil para o comportamento seguro no trânsito, e que as estratégias podem subsidiar outras práticas educativas nesse ambiente.
id UFPR-15_eae1943aac18d64b7b9ae4d91d8dc452
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/33569
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICAROAD SAFETY EDUCATION IN A PEDIATRIC UNITEDUCACIÓN PARA EL TRÁNSITO EN UNIDAD PEDIÁTRICAEducation; Child; Traffic accidents.Educação; Criança; Acidentes de trânsito.Educación; Niño; Accidentes de tránsito.Estudo descritivo exploratório que teve como objetivo avaliar a aplicabilidade da prática educativa para o trânsito por meio de álbum seriado e software. Realizaram-se atividades educativas, entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, com 41 crianças e adolescentes e, posteriormente foi aplicado questionário avaliativo. Entre os participantes 37(90,2%) relataram não ter dificuldades em manusear o programa, 40(97,6%) não acharam difícil participar das atividades, 27(65,9%) não precisaram de ajuda, 35(85,4%) acharam a atividade colorida, 32(78%) relataram não ter participado de outra atividade semelhante e todos conseguiram terminar e gostaram da atividade. Os resultados mostram que a prática educativa, com as estratégias utilizadas, foi eficaz para sensibilizar a população infanto-juvenil para o comportamento seguro no trânsito, e que as estratégias podem subsidiar outras práticas educativas nesse ambiente.This descriptive-exploratory study aimed to evaluate the applicability of educational practice regarding roadsafety, through booklets with cartoon images and software. Educational activities were undertaken between November2010 and February 2011, with 41 children and adolescents, following which an evaluative questionnaire was administered.Among the participants 37 (90.2%) reported not having difficulties in using the program, 40 (97.6%) did not find it difficultto participate in the activities, 27 (65.9%) did not need help, 35 (85.4%) found the activity colorful, 32 (78%) reportednot having participated in another, similar, activity, and all managed to finish, and enjoy, the activity. The results showthat educational practice, with the strategies used, was efficacious in sensitizing the child-adolescent population to safebehavior in traffic, and that the strategies can support other educational practices in this environment.Estudio descriptivo exploratorio cuyo objetivo fue evaluar la aplicabilidad de la práctica educativa para eltránsito por medio de álbum seriado y software. Fueron realizadas actividades educativas, entre noviembre de 2010 yfebrero de 2011, con 41 niños y adolescentes y, después, fue aplicado cuestionário evaluativo. Entre los participantes 37(90,2%) relataron no tener dificultades en trabajar con el programa, 40 (97,6%) no consideraron difícil participar de lasactividades, 27 (65,9%) no necesitaron ayuda, 35 (85,4%) dicieron que la actividad es colorida, 32 (78%) relataron no haberparticipado de actividad semejante y todos lograron terminar la actividad, así como a todos les gustó ella. Los resultadosmuestran que la práctica educativa, con las estrategias utilizadas, fue eficaz para sensibilizar la población infantojuvenilpara el comportamiento seguro en el tránsito, y que las estrategias pueden subsidiar otras prácticas educativas semejantes.Universidade Federal do ParanáCasarolli, Ana Cristina GeissCamboin, Franciele FoschieraDurman, SolâniaRizzi, Claudia Brandelero2013-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3356910.5380/ce.v18i3.33569Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)2176-91331414-853610.5380/ce.v18i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33569/21067info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:46:41Zoai:revistas.ufpr.br:article/33569Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:46:41Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
ROAD SAFETY EDUCATION IN A PEDIATRIC UNIT
EDUCACIÓN PARA EL TRÁNSITO EN UNIDAD PEDIÁTRICA
title EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
Casarolli, Ana Cristina Geiss
Education; Child; Traffic accidents.
Educação; Criança; Acidentes de trânsito.
Educación; Niño; Accidentes de tránsito.
title_short EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
title_full EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
title_sort EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM UNIDADE PEDIÁTRICA
author Casarolli, Ana Cristina Geiss
author_facet Casarolli, Ana Cristina Geiss
Camboin, Franciele Foschiera
Durman, Solânia
Rizzi, Claudia Brandelero
author_role author
author2 Camboin, Franciele Foschiera
Durman, Solânia
Rizzi, Claudia Brandelero
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Casarolli, Ana Cristina Geiss
Camboin, Franciele Foschiera
Durman, Solânia
Rizzi, Claudia Brandelero
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Education; Child; Traffic accidents.
Educação; Criança; Acidentes de trânsito.
Educación; Niño; Accidentes de tránsito.
topic Education; Child; Traffic accidents.
Educação; Criança; Acidentes de trânsito.
Educación; Niño; Accidentes de tránsito.
description Estudo descritivo exploratório que teve como objetivo avaliar a aplicabilidade da prática educativa para o trânsito por meio de álbum seriado e software. Realizaram-se atividades educativas, entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, com 41 crianças e adolescentes e, posteriormente foi aplicado questionário avaliativo. Entre os participantes 37(90,2%) relataram não ter dificuldades em manusear o programa, 40(97,6%) não acharam difícil participar das atividades, 27(65,9%) não precisaram de ajuda, 35(85,4%) acharam a atividade colorida, 32(78%) relataram não ter participado de outra atividade semelhante e todos conseguiram terminar e gostaram da atividade. Os resultados mostram que a prática educativa, com as estratégias utilizadas, foi eficaz para sensibilizar a população infanto-juvenil para o comportamento seguro no trânsito, e que as estratégias podem subsidiar outras práticas educativas nesse ambiente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33569
10.5380/ce.v18i3.33569
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33569
identifier_str_mv 10.5380/ce.v18i3.33569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/33569/21067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 3 (2013)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v18i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068298350755840