REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Antonio Marcos Tosoli, Spezani, Renê dos Santos, Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo, Barbosa, Diogo Jacintho, Bernardes, Margarida Maria Rocha, Peixoto, Álvaro Rafael Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628
Resumo: Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas.
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spelling REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEMREPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA MUERTE PARA ESTUDIANTES DE ENFERMERÍASOCIAL REPRESENTATION OF DEATH FOR NURSING STUDENTSSaúde coletiva, cuidados paliativosMorte; Estudantes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Atitude Frente a Morte.Death; Nursing Students; Education; Nursing; Attitude towards Death.Muerte; Estudiantes de Enfermería; Educación; Enfermería; Actitud Frente a la Muerte.Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas.Objective: to identify the structure of the social representations of death for Nursing students.Method: descriptive research, based on the Central Nucleus Theory. Free Word Association wasused with 91 Nursing students from the last year of the undergraduation course, between Apriland June 2019, at a public university in the state of Rio de Janeiro. The data was processed by theEVOC software, which generated a chart with four quadrants, where the probable central nucleusand peripheral system can be located.Results: the central nucleus was integrated by the elements end, sad and pain; in the first periphery,longing; and, in the second, rest, loss, suffering, eternity, life, anguish and crying. The contrast zonewas constituted by fear and cycle.Conclusion: this representation reinforces the need to insert the theme in the health courses and tocreate spaces that propitiate reflection and listening, helping the students to better elaborate thelosses.Objetivo: identificar la estructura de las representaciones sociales de la muerte para estudiantes de Enfermería. Método: investigación descriptiva, fundamentada en la Teoría del Núcleo Central. Se utilizó la Asociación Libre de Palabras con 91 estudiantes del último año de la carrera de grado de Enfermería, entre abril y junio de 2019, en una universidad pública del estado de Rio de Janeiro. Los datos se procesaron en el software EVOC, que generó un cuadro con cuatro cuadrantes, donde se pueden localizar el probable núcleo central y el sistema periférico. Resultados: el núcleo central quedó integrado por los elementos fin, triste y dolor; en la primera periferia, nostalgia; y en la segunda, descanso, pérdida, sufrir, eternidad, vida, angustia y llanto. La zona de contraste quedó constituida por miedo y ciclo. Conclusión: esta representación refuerza la necesidad de incorporar la temática a las carreras universitarias de salud y de crear espacios que propicien la reflexión y y la escucha, ayudando así a que los alumnos elaboren mejor las pérdidas.Universidade Federal do ParanáNão houveAndrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo deGomes, Antonio Marcos TosoliSpezani, Renê dos SantosNogueira, Virginia Paiva FigueiredoBarbosa, Diogo JacinthoBernardes, Margarida Maria RochaPeixoto, Álvaro Rafael Santana2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7162810.5380/ce.v26i0.71628Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)2176-91331414-853610.5380/ce.v26i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41683https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/42113https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/46046Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:27:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/71628Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:27:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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