REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628 |
Resumo: | Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas. |
id |
UFPR-15_fbd6c6b5e49f31f3be1c071747894ec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71628 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEMREPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA MUERTE PARA ESTUDIANTES DE ENFERMERÍASOCIAL REPRESENTATION OF DEATH FOR NURSING STUDENTSSaúde coletiva, cuidados paliativosMorte; Estudantes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Atitude Frente a Morte.Death; Nursing Students; Education; Nursing; Attitude towards Death.Muerte; Estudiantes de Enfermería; Educación; Enfermería; Actitud Frente a la Muerte.Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas.Objective: to identify the structure of the social representations of death for Nursing students.Method: descriptive research, based on the Central Nucleus Theory. Free Word Association wasused with 91 Nursing students from the last year of the undergraduation course, between Apriland June 2019, at a public university in the state of Rio de Janeiro. The data was processed by theEVOC software, which generated a chart with four quadrants, where the probable central nucleusand peripheral system can be located.Results: the central nucleus was integrated by the elements end, sad and pain; in the first periphery,longing; and, in the second, rest, loss, suffering, eternity, life, anguish and crying. The contrast zonewas constituted by fear and cycle.Conclusion: this representation reinforces the need to insert the theme in the health courses and tocreate spaces that propitiate reflection and listening, helping the students to better elaborate thelosses.Objetivo: identificar la estructura de las representaciones sociales de la muerte para estudiantes de Enfermería. Método: investigación descriptiva, fundamentada en la Teoría del Núcleo Central. Se utilizó la Asociación Libre de Palabras con 91 estudiantes del último año de la carrera de grado de Enfermería, entre abril y junio de 2019, en una universidad pública del estado de Rio de Janeiro. Los datos se procesaron en el software EVOC, que generó un cuadro con cuatro cuadrantes, donde se pueden localizar el probable núcleo central y el sistema periférico. Resultados: el núcleo central quedó integrado por los elementos fin, triste y dolor; en la primera periferia, nostalgia; y en la segunda, descanso, pérdida, sufrir, eternidad, vida, angustia y llanto. La zona de contraste quedó constituida por miedo y ciclo. Conclusión: esta representación refuerza la necesidad de incorporar la temática a las carreras universitarias de salud y de crear espacios que propicien la reflexión y y la escucha, ayudando así a que los alumnos elaboren mejor las pérdidas.Universidade Federal do ParanáNão houveAndrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo deGomes, Antonio Marcos TosoliSpezani, Renê dos SantosNogueira, Virginia Paiva FigueiredoBarbosa, Diogo JacinthoBernardes, Margarida Maria RochaPeixoto, Álvaro Rafael Santana2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7162810.5380/ce.v26i0.71628Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)2176-91331414-853610.5380/ce.v26i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41683https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/42113https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/46046Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:27:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/71628Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:27:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA MUERTE PARA ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SOCIAL REPRESENTATION OF DEATH FOR NURSING STUDENTS |
title |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Saúde coletiva, cuidados paliativos Morte; Estudantes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Atitude Frente a Morte. Death; Nursing Students; Education; Nursing; Attitude towards Death. Muerte; Estudiantes de Enfermería; Educación; Enfermería; Actitud Frente a la Muerte. |
title_short |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
title_full |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
author |
Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de |
author_facet |
Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Gomes, Antonio Marcos Tosoli Spezani, Renê dos Santos Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo Barbosa, Diogo Jacintho Bernardes, Margarida Maria Rocha Peixoto, Álvaro Rafael Santana |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Antonio Marcos Tosoli Spezani, Renê dos Santos Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo Barbosa, Diogo Jacintho Bernardes, Margarida Maria Rocha Peixoto, Álvaro Rafael Santana |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de Gomes, Antonio Marcos Tosoli Spezani, Renê dos Santos Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo Barbosa, Diogo Jacintho Bernardes, Margarida Maria Rocha Peixoto, Álvaro Rafael Santana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde coletiva, cuidados paliativos Morte; Estudantes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Atitude Frente a Morte. Death; Nursing Students; Education; Nursing; Attitude towards Death. Muerte; Estudiantes de Enfermería; Educación; Enfermería; Actitud Frente a la Muerte. |
topic |
Saúde coletiva, cuidados paliativos Morte; Estudantes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Atitude Frente a Morte. Death; Nursing Students; Education; Nursing; Attitude towards Death. Muerte; Estudiantes de Enfermería; Educación; Enfermería; Actitud Frente a la Muerte. |
description |
Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628 10.5380/ce.v26i0.71628 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v26i0.71628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71628/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41683 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41684 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/41685 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/42113 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/71628/46046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v26i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068303945957376 |