Análise da Dinâmica Populacional por Nível de Instrução no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/71982 |
Resumo: | Este estudo visa analisar os efeitos de migração regional a partir da avaliação das mudanças ocorridas na estrutura da população segundo o nível de instrução. A hipótese é de que os grupos populacionais mais escolarizados são mais propensos a migrar e que os diferenciais regionais dos grupos populacionais devem refletir os efeitos de migração. A metodologia empregada baseia-se em duas abordagens: análise shift-share e análise exploratória de dados espaciais. A primeira decompõe os efeitos diferenciais regionais e a segunda permite identificar regimes espaciais nos componentes da análise shift-share. Foram encontrados padrões significativos de dependência espacial para todos os níveis de instrução. As regiões Nordeste e Norte destacaram-se pelo aumento da participação de indivíduos de menor instrução, enquanto o Centro-Oeste mostrou-se atrativo para os mais escolarizados, indicando que a estrutura produtiva desta região tem incrementado o uso de trabalho qualificado. |
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Análise da Dinâmica Populacional por Nível de Instrução no BrasilEconomia Aplicada; Economia RegionalEconomia regional; dinâmica populacional; nível de instruçãoEste estudo visa analisar os efeitos de migração regional a partir da avaliação das mudanças ocorridas na estrutura da população segundo o nível de instrução. A hipótese é de que os grupos populacionais mais escolarizados são mais propensos a migrar e que os diferenciais regionais dos grupos populacionais devem refletir os efeitos de migração. A metodologia empregada baseia-se em duas abordagens: análise shift-share e análise exploratória de dados espaciais. A primeira decompõe os efeitos diferenciais regionais e a segunda permite identificar regimes espaciais nos componentes da análise shift-share. Foram encontrados padrões significativos de dependência espacial para todos os níveis de instrução. As regiões Nordeste e Norte destacaram-se pelo aumento da participação de indivíduos de menor instrução, enquanto o Centro-Oeste mostrou-se atrativo para os mais escolarizados, indicando que a estrutura produtiva desta região tem incrementado o uso de trabalho qualificado.UFPRZangiski, Gabriela HenriquePorsse, Alexandre Alves2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/7198210.5380/re.v42i79.71982Revista de Economia; v. 42, n. 79 (2021); 648-6692316-93970556-578210.5380/re.v42i79reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/71982/44816Direitos autorais 2021 Revista de Economiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-13T12:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/71982Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2021-10-13T12:53:12Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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Este estudo visa analisar os efeitos de migração regional a partir da avaliação das mudanças ocorridas na estrutura da população segundo o nível de instrução. A hipótese é de que os grupos populacionais mais escolarizados são mais propensos a migrar e que os diferenciais regionais dos grupos populacionais devem refletir os efeitos de migração. A metodologia empregada baseia-se em duas abordagens: análise shift-share e análise exploratória de dados espaciais. A primeira decompõe os efeitos diferenciais regionais e a segunda permite identificar regimes espaciais nos componentes da análise shift-share. Foram encontrados padrões significativos de dependência espacial para todos os níveis de instrução. As regiões Nordeste e Norte destacaram-se pelo aumento da participação de indivíduos de menor instrução, enquanto o Centro-Oeste mostrou-se atrativo para os mais escolarizados, indicando que a estrutura produtiva desta região tem incrementado o uso de trabalho qualificado. |
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