A relação entre o desempenho da Marinha Mercante Brasileira e o Balanço de Pagamentos 1985-2010
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29905 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir a trajetória da relação entre o desempenho da Marinha Mercante Brasileira e a conta dos transportes (fretes) do Balanço de Pagamentos entre 1985 e 2010 que envolve o período de forte ajuste fiscal Estado e a retomada o desenvolvimentismo. As mudanças nas políticas destinadas à Marinha Mercante no Brasil, sobretudo pós-1990, alteraram o resultado da conta dos transportes, aumentando as suas despesas. O artigo está dividido em cinco tópicos. Inicialmente, traz uma breve trajetória da Marinha Mercante e da construção naval brasileira, destacando sua expansão e seu desmonte parcial. No segundo momento, será apresentada a atual retomada das atividades do setor brasileiro de navegação, com destaque para as metas definidas no Programa de Aceleração de Crescimento 2006-2010. Em seguida, traçaremos um panorama geral da relação entre abertura a comercial e a frota mercante nacional. No quarto tópico será analisada especificamente a conta dos transportes e o desempenho da Marinha Mercante pós-1985. E, por último, uma breve reflexão.Abstract: The aim of this paper is to discuss the trajectory of the relationship between the performance of the Brazilian merchant marine and the account of the “freight” Balance of Payments between 1985 and 2010. The changes in policies for the merchant navy in Brazil, especially after 1990, profoundly altered the outcome of the account of the “freight”, increasing their costs. The article is divided into five topics. Initially behind a brief history of the merchant marine and shipbuilding Brazilian highlighting its expansion and partially disassemble, the second time, you will see the actual resumption of activities of the navigation industry in Brazil, with emphasis on the goals set in the Programa de Aceleração do Crescimento 2006 -2010. Then, overview of the relationship between trade openness and the nationalmerchant fleet. In the fourth topic will be examined specifically the account of the “freight” and performance of the merchant navy after 1985. Finally, a brief final reflection. |
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A relação entre o desempenho da Marinha Mercante Brasileira e o Balanço de Pagamentos 1985-2010Balanço de Pagamentos; Marinha Mercante; abertura comercial.O objetivo deste artigo é discutir a trajetória da relação entre o desempenho da Marinha Mercante Brasileira e a conta dos transportes (fretes) do Balanço de Pagamentos entre 1985 e 2010 que envolve o período de forte ajuste fiscal Estado e a retomada o desenvolvimentismo. As mudanças nas políticas destinadas à Marinha Mercante no Brasil, sobretudo pós-1990, alteraram o resultado da conta dos transportes, aumentando as suas despesas. O artigo está dividido em cinco tópicos. Inicialmente, traz uma breve trajetória da Marinha Mercante e da construção naval brasileira, destacando sua expansão e seu desmonte parcial. No segundo momento, será apresentada a atual retomada das atividades do setor brasileiro de navegação, com destaque para as metas definidas no Programa de Aceleração de Crescimento 2006-2010. Em seguida, traçaremos um panorama geral da relação entre abertura a comercial e a frota mercante nacional. No quarto tópico será analisada especificamente a conta dos transportes e o desempenho da Marinha Mercante pós-1985. E, por último, uma breve reflexão.Abstract: The aim of this paper is to discuss the trajectory of the relationship between the performance of the Brazilian merchant marine and the account of the “freight” Balance of Payments between 1985 and 2010. The changes in policies for the merchant navy in Brazil, especially after 1990, profoundly altered the outcome of the account of the “freight”, increasing their costs. The article is divided into five topics. Initially behind a brief history of the merchant marine and shipbuilding Brazilian highlighting its expansion and partially disassemble, the second time, you will see the actual resumption of activities of the navigation industry in Brazil, with emphasis on the goals set in the Programa de Aceleração do Crescimento 2006 -2010. Then, overview of the relationship between trade openness and the nationalmerchant fleet. In the fourth topic will be examined specifically the account of the “freight” and performance of the merchant navy after 1985. Finally, a brief final reflection.UFPRGoularti Filho, Alcides2012-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2990510.5380/re.v38i2.29905Revista de Economia; v. 38, n. 2 (2012)2316-93970556-578210.5380/re.v38i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/29905/19365info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-15T20:28:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/29905Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2013-03-15T20:28:28Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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