POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanguinet, Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coronel, Daniel Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/37835
Resumo: Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.
id UFPR-16_47e54f8cc4ae2da3420003b664bd9334
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/37835
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJAComplexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.UFPRSanguinet, Eduardo RodriguesCoronel, Daniel Arruda2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/3783510.5380/re.v41i3.37835Revista de Economia; v. 41, n. 3 (2015)2316-93970556-578210.5380/re.v41i3reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/37835/32514Direitos autorais 2017 Revista de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-26T13:53:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/37835Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2017-07-26T13:53:05Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
title POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
spellingShingle POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
Sanguinet, Eduardo Rodrigues
Complexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.
title_short POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
title_full POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
title_fullStr POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
title_sort POLÍTICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE PARA O COMÉRCIO DA SOJA
author Sanguinet, Eduardo Rodrigues
author_facet Sanguinet, Eduardo Rodrigues
Coronel, Daniel Arruda
author_role author
author2 Coronel, Daniel Arruda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanguinet, Eduardo Rodrigues
Coronel, Daniel Arruda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Complexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.
topic Complexo soja. Políticas Comerciais. GTAP.
description Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.Este artigo objetiva avaliar como as práticas de políticas comerciais impactam os principais atuantes no mercado internacional de soja. Aplicou-se o modelo de Equilíbrio Geral Computável GTAP (Global Trade Analysis Project), pelo qual foi possível simular cenários de adoção de políticas, mensurar seus efeitos sobre a produção, os preços e a balança comercial dos países que atuam no mercado de soja. No cenário onde se simulou que a China elimina tarifas de importação para o Brasil, Argentina e EUA, os efeitos para o mercado foram de elevação dos preços e das quantidades exportadas para esses três países e redução do preço da soja chinesa. Concluiu-se que incentivos à produção e à exportação, através de subsídios governamentais, são formas eficazes de tornarem seus países mais competitivos e, nesse contexto, mostrou-se que a China pode exercer forte pujança no mercado da soja, de acordo com a política adotada pelo governo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/37835
10.5380/re.v41i3.37835
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/37835
identifier_str_mv 10.5380/re.v41i3.37835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/37835/32514
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 41, n. 3 (2015)
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v41i3
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067451388657664