Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Machado Borges
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17171
Resumo: Este artigo procura explicar por que Marx afirmou que o duplocaráter do trabalho que produz mercadorias é “o resultado crítico final demais de século e meio de pesquisas da Economia Política clássica”, “o pontocrucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”, e ainda“o segredo de toda a concepção crítica”, questão à qual não se costuma dar aimportância devida. Ao mesmo tempo, o artigo procura avaliar se esta ênfasede Marx é justificada, e conclui afirmativamente: o duplo caráter do trabalhoé decisivo para a compreensão do dinheiro, do capital, dos efeitos contraditóriosdo progresso técnico, e de toda a dinâmica contraditória da economiacapitalista.
id UFPR-16_5667a55b13ceab9c007bb156b7e8e6a9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17171
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?Why the twofold nature of labor is the crucial point to an understanding of Political Economy?Economia política; valor; duplo caráter do trabalho.Este artigo procura explicar por que Marx afirmou que o duplocaráter do trabalho que produz mercadorias é “o resultado crítico final demais de século e meio de pesquisas da Economia Política clássica”, “o pontocrucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”, e ainda“o segredo de toda a concepção crítica”, questão à qual não se costuma dar aimportância devida. Ao mesmo tempo, o artigo procura avaliar se esta ênfasede Marx é justificada, e conclui afirmativamente: o duplo caráter do trabalhoé decisivo para a compreensão do dinheiro, do capital, dos efeitos contraditóriosdo progresso técnico, e de toda a dinâmica contraditória da economiacapitalista. This paper tries to explain why Marx has written that the twofoldnature of labor that produces commodities is “the final critical result of morethan a century and a half of research of Classical Political Economy”, a “point[that] is crucial to an understanding of political economy”, and yet “the secret ofthe whole critical conception”, question that has not been stressed as it deserves.At the same time the paper tries to evaluate if this emphasis is correct, and it concludes affirmatively: the twofold nature of labor is central to understandingmoney, capital, the contradictory effects of technical progress, and the wholecontradictory dynamics of capitalist economy.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/1717110.5380/re.v34i4.17171Revista de Economia; v. 34, n. 4 (2008): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v34i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17171/11306Neto, João Machado Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T17:52:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/17171Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2020-07-14T17:52:25Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
Why the twofold nature of labor is the crucial point to an understanding of Political Economy?
title Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
spellingShingle Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
Neto, João Machado Borges
Economia política; valor; duplo caráter do trabalho.
title_short Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
title_full Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
title_fullStr Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
title_full_unstemmed Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
title_sort Por que o duplo caráter do trabalho é o “ponto crucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”?
author Neto, João Machado Borges
author_facet Neto, João Machado Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, João Machado Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Economia política; valor; duplo caráter do trabalho.
topic Economia política; valor; duplo caráter do trabalho.
description Este artigo procura explicar por que Marx afirmou que o duplocaráter do trabalho que produz mercadorias é “o resultado crítico final demais de século e meio de pesquisas da Economia Política clássica”, “o pontocrucial em torno do qual gira a compreensão da Economia Política”, e ainda“o segredo de toda a concepção crítica”, questão à qual não se costuma dar aimportância devida. Ao mesmo tempo, o artigo procura avaliar se esta ênfasede Marx é justificada, e conclui afirmativamente: o duplo caráter do trabalhoé decisivo para a compreensão do dinheiro, do capital, dos efeitos contraditóriosdo progresso técnico, e de toda a dinâmica contraditória da economiacapitalista.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17171
10.5380/re.v34i4.17171
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17171
identifier_str_mv 10.5380/re.v34i4.17171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/17171/11306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 34, n. 4 (2008): Volume Especial
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v34i4
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067451819622400