Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shima, Walter Tadahiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Scatolin, Fabio Doria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28872
Resumo: O objetivo principal do trabalho é investigar a percepção dos principais atores envolvidos no processo de interação universidade empresa no Brasil. Isto é analisar como os dois segmentos (U/E) entendem a relação doponto de vista das dificuldades, interesses e resultados O artigo discute a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey, o padrãodas relações universidade-indústria no Brasil. Os dados recolhidos da pesquisa de campo sugere a importância da interação entre universidade indústria para o processo de inovação no Brasil. Ambas, as empresas e universidades concordam que no caso brasileiro, as patentes não são importantes para a interação e para o processo de inovação. Por outro lado a interação maisinformal, como o encontro de intercâmbio, publicações e pesquisas são mais importantes para ambos atores.A comparison between the perceptions of the interaction process of universities/ research institutes and companiesAbstract: The main goal of the paper is to investigate how collaborative university-industry interactions occur in Brazil. That is to analyze how the two segments (U/E) understand the relationship from the point of view of the difficulties, interests and results. The article discusses based on information extracted from the database of the Survey Research Brazil, the pattern of university-industry relations Brazil. The field research of university-industry colaboration suggests the importance of the interaction for the innovation process in Brazil. Both firms and university agree that in Brazilian case, patents are not importante for interaction and for the innovation process. On the other hand more informal interaction like exchange meeting, publications and surveys are more importante for boths actors.Key-words: University industry relations; Colaborative research; Innovation; University industry interaction.JEL: O18; O31; R12.
id UFPR-16_701b53b9ad2a9b5d602e207d3c397b94
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28872
network_acronym_str UFPR-16
network_name_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interaçãorelações universidade-indústria; pesquisa colaborativa; interação universidade-indústria; inovação.O objetivo principal do trabalho é investigar a percepção dos principais atores envolvidos no processo de interação universidade empresa no Brasil. Isto é analisar como os dois segmentos (U/E) entendem a relação doponto de vista das dificuldades, interesses e resultados O artigo discute a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey, o padrãodas relações universidade-indústria no Brasil. Os dados recolhidos da pesquisa de campo sugere a importância da interação entre universidade indústria para o processo de inovação no Brasil. Ambas, as empresas e universidades concordam que no caso brasileiro, as patentes não são importantes para a interação e para o processo de inovação. Por outro lado a interação maisinformal, como o encontro de intercâmbio, publicações e pesquisas são mais importantes para ambos atores.A comparison between the perceptions of the interaction process of universities/ research institutes and companiesAbstract: The main goal of the paper is to investigate how collaborative university-industry interactions occur in Brazil. That is to analyze how the two segments (U/E) understand the relationship from the point of view of the difficulties, interests and results. The article discusses based on information extracted from the database of the Survey Research Brazil, the pattern of university-industry relations Brazil. The field research of university-industry colaboration suggests the importance of the interaction for the innovation process in Brazil. Both firms and university agree that in Brazilian case, patents are not importante for interaction and for the innovation process. On the other hand more informal interaction like exchange meeting, publications and surveys are more importante for boths actors.Key-words: University industry relations; Colaborative research; Innovation; University industry interaction.JEL: O18; O31; R12.UFPRShima, Walter TadahiroScatolin, Fabio Doria2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2887210.5380/re.v37i4.28872Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial2316-93970556-578210.5380/re.v37i4reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28872/18891info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-11T22:15:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/28872Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2012-09-11T22:15:31Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
title Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
spellingShingle Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
Shima, Walter Tadahiro
relações universidade-indústria; pesquisa colaborativa; interação universidade-indústria; inovação.
title_short Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
title_full Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
title_fullStr Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
title_full_unstemmed Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
title_sort Uma comparação entre a percepção das universidades/institutos de pesquisa e das empresas sobre o processo de interação
author Shima, Walter Tadahiro
author_facet Shima, Walter Tadahiro
Scatolin, Fabio Doria
author_role author
author2 Scatolin, Fabio Doria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Shima, Walter Tadahiro
Scatolin, Fabio Doria
dc.subject.por.fl_str_mv relações universidade-indústria; pesquisa colaborativa; interação universidade-indústria; inovação.
topic relações universidade-indústria; pesquisa colaborativa; interação universidade-indústria; inovação.
description O objetivo principal do trabalho é investigar a percepção dos principais atores envolvidos no processo de interação universidade empresa no Brasil. Isto é analisar como os dois segmentos (U/E) entendem a relação doponto de vista das dificuldades, interesses e resultados O artigo discute a partir de informações extraídas da base de dados da pesquisa Brazil Survey, o padrãodas relações universidade-indústria no Brasil. Os dados recolhidos da pesquisa de campo sugere a importância da interação entre universidade indústria para o processo de inovação no Brasil. Ambas, as empresas e universidades concordam que no caso brasileiro, as patentes não são importantes para a interação e para o processo de inovação. Por outro lado a interação maisinformal, como o encontro de intercâmbio, publicações e pesquisas são mais importantes para ambos atores.A comparison between the perceptions of the interaction process of universities/ research institutes and companiesAbstract: The main goal of the paper is to investigate how collaborative university-industry interactions occur in Brazil. That is to analyze how the two segments (U/E) understand the relationship from the point of view of the difficulties, interests and results. The article discusses based on information extracted from the database of the Survey Research Brazil, the pattern of university-industry relations Brazil. The field research of university-industry colaboration suggests the importance of the interaction for the innovation process in Brazil. Both firms and university agree that in Brazilian case, patents are not importante for interaction and for the innovation process. On the other hand more informal interaction like exchange meeting, publications and surveys are more importante for boths actors.Key-words: University industry relations; Colaborative research; Innovation; University industry interaction.JEL: O18; O31; R12.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28872
10.5380/re.v37i4.28872
url https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28872
identifier_str_mv 10.5380/re.v37i4.28872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/28872/18891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia; v. 37, n. 4 (2011): Volume Especial
2316-9397
0556-5782
10.5380/re.v37i4
reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Economia (Curitiba. Online)
collection Revista de Economia (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv re@ufpr.br
_version_ 1797067452940550144