CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2015 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo analisar o papel da educação no processo de crescimento econômico das microrregiões brasileiras no período de 1970-1996. A hipótese central do trabalho é a de que tal processo apresentou tendência convergente, sinalizando uma redução nas disparidades inter-regionais. Utilizando-se a metodologia proposta por Barro e Sala-I-Martin, foram estimadas regressões a partir do uso do método dos mínimos quadrados ordinários, a fim de captar a existência do fenômeno da convergência e identificando a velocidade (β) pela qual o mesmo se processa. Por fim, procurou-se verificar a importância da educação na equalização das rendas per capita microrregionais. Os resultados encontrados apontam para a existência de um processo convergente nas rendas microrregionais, quando consideradas as variáveis educacionais. Abstract The main purpose of this paper is to analyze the role of education in the process of economic growth for the Brazilian microrregions during the period 1970-1996. The hypothesis is that economic growth associated with educational improvements has led to a reduction in the inter-regional disparities in that period. Following the methodology proposed by Barro e Sala-I-Martin, regressions were estimated using the method of ordinary least squares, in order to identify the existence of the convergent process and the convergence velocity (β) of the former. The importance of education in the equalization of per capita microrregional income were also discussed. The results support the hypothesis under which human capital plays an important role in the economic growth of a region or country. |
id |
UFPR-16_8c80b65f9bc7a50a1a4e77b76e84b23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2015 |
network_acronym_str |
UFPR-16 |
network_name_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996educação; crescimento; Brasil; education; growth; Brazil. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o papel da educação no processo de crescimento econômico das microrregiões brasileiras no período de 1970-1996. A hipótese central do trabalho é a de que tal processo apresentou tendência convergente, sinalizando uma redução nas disparidades inter-regionais. Utilizando-se a metodologia proposta por Barro e Sala-I-Martin, foram estimadas regressões a partir do uso do método dos mínimos quadrados ordinários, a fim de captar a existência do fenômeno da convergência e identificando a velocidade (β) pela qual o mesmo se processa. Por fim, procurou-se verificar a importância da educação na equalização das rendas per capita microrregionais. Os resultados encontrados apontam para a existência de um processo convergente nas rendas microrregionais, quando consideradas as variáveis educacionais. Abstract The main purpose of this paper is to analyze the role of education in the process of economic growth for the Brazilian microrregions during the period 1970-1996. The hypothesis is that economic growth associated with educational improvements has led to a reduction in the inter-regional disparities in that period. Following the methodology proposed by Barro e Sala-I-Martin, regressions were estimated using the method of ordinary least squares, in order to identify the existence of the convergent process and the convergence velocity (β) of the former. The importance of education in the equalization of per capita microrregional income were also discussed. The results support the hypothesis under which human capital plays an important role in the economic growth of a region or country. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/201510.5380/re.v30i2.2015Revista de Economia; v. 30, n. 2 (2004)2316-93970556-578210.5380/re.v30i2reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2015/1675Vergolino, José RaimundoNunes Neto, Antônio PessoaBarros, Marcelo Andrade Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-11-12T17:35:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2015Revistahttps://revistas.ufpr.br/economiaPUBhttps://revistas.ufpr.br/economia/oaire@ufpr.br2316-93970556-5782opendoar:2007-11-12T17:35:19Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
title |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
spellingShingle |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 Vergolino, José Raimundo educação; crescimento; Brasil; education; growth; Brazil. |
title_short |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
title_full |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
title_fullStr |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
title_full_unstemmed |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
title_sort |
CRESCIMENTO ECONÔMICO REGIONAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE CONVERGÊNCIA 1970/1996 |
author |
Vergolino, José Raimundo |
author_facet |
Vergolino, José Raimundo Nunes Neto, Antônio Pessoa Barros, Marcelo Andrade Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Neto, Antônio Pessoa Barros, Marcelo Andrade Bezerra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergolino, José Raimundo Nunes Neto, Antônio Pessoa Barros, Marcelo Andrade Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; crescimento; Brasil; education; growth; Brazil. |
topic |
educação; crescimento; Brasil; education; growth; Brazil. |
description |
Este trabalho tem como principal objetivo analisar o papel da educação no processo de crescimento econômico das microrregiões brasileiras no período de 1970-1996. A hipótese central do trabalho é a de que tal processo apresentou tendência convergente, sinalizando uma redução nas disparidades inter-regionais. Utilizando-se a metodologia proposta por Barro e Sala-I-Martin, foram estimadas regressões a partir do uso do método dos mínimos quadrados ordinários, a fim de captar a existência do fenômeno da convergência e identificando a velocidade (β) pela qual o mesmo se processa. Por fim, procurou-se verificar a importância da educação na equalização das rendas per capita microrregionais. Os resultados encontrados apontam para a existência de um processo convergente nas rendas microrregionais, quando consideradas as variáveis educacionais. Abstract The main purpose of this paper is to analyze the role of education in the process of economic growth for the Brazilian microrregions during the period 1970-1996. The hypothesis is that economic growth associated with educational improvements has led to a reduction in the inter-regional disparities in that period. Following the methodology proposed by Barro e Sala-I-Martin, regressions were estimated using the method of ordinary least squares, in order to identify the existence of the convergent process and the convergence velocity (β) of the former. The importance of education in the equalization of per capita microrregional income were also discussed. The results support the hypothesis under which human capital plays an important role in the economic growth of a region or country. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2015 10.5380/re.v30i2.2015 |
url |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2015 |
identifier_str_mv |
10.5380/re.v30i2.2015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/economia/article/view/2015/1675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia; v. 30, n. 2 (2004) 2316-9397 0556-5782 10.5380/re.v30i2 reponame:Revista de Economia (Curitiba. Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
collection |
Revista de Economia (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia (Curitiba. Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
re@ufpr.br |
_version_ |
1797067452889169920 |