REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311
Resumo: Este artigo assinala as similaridades entre as experiências “pré” e “pós-cinematográficas”, em seus diálogos tecnoestéticos com um amplo espectro de dispositivos de simulação. Neste momento, em que se discute metaforicamente a(s) “morte(s)” do cinema, investigamos como a cinematografia atual, paradoxalmente, recorda seu início. Reportamo-nos a quatro ‘instalações’ da Exposição Universal de Paris (1900), para compará-las a experimentos contemporâneos, denominados lato sensu como cinema expandido; bem como para relacioná-las a uma reinvenção do cinema, em suas designações mais recentes nas múltiplas telas.
id UFPR-19_03f5548fd561a5e715b461dbfac9b1ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃOEste artigo assinala as similaridades entre as experiências “pré” e “pós-cinematográficas”, em seus diálogos tecnoestéticos com um amplo espectro de dispositivos de simulação. Neste momento, em que se discute metaforicamente a(s) “morte(s)” do cinema, investigamos como a cinematografia atual, paradoxalmente, recorda seu início. Reportamo-nos a quatro ‘instalações’ da Exposição Universal de Paris (1900), para compará-las a experimentos contemporâneos, denominados lato sensu como cinema expandido; bem como para relacioná-las a uma reinvenção do cinema, em suas designações mais recentes nas múltiplas telas.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 32-552357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311/352Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Denise Azevedo Duarte2021-01-01T11:29:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:29:08Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
title REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
spellingShingle REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
Guimarães, Denise Azevedo Duarte
title_short REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
title_full REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
title_fullStr REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
title_full_unstemmed REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
title_sort REVISITANDO A “CAVERNA” PARA EXPANDÍ-LA EM MÚLTIPLOS DISPOSITIVOS DE SIMULAÇÃO
author Guimarães, Denise Azevedo Duarte
author_facet Guimarães, Denise Azevedo Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Denise Azevedo Duarte
description Este artigo assinala as similaridades entre as experiências “pré” e “pós-cinematográficas”, em seus diálogos tecnoestéticos com um amplo espectro de dispositivos de simulação. Neste momento, em que se discute metaforicamente a(s) “morte(s)” do cinema, investigamos como a cinematografia atual, paradoxalmente, recorda seu início. Reportamo-nos a quatro ‘instalações’ da Exposição Universal de Paris (1900), para compará-las a experimentos contemporâneos, denominados lato sensu como cinema expandido; bem como para relacioná-las a uma reinvenção do cinema, em suas designações mais recentes nas múltiplas telas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/311/352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 32-55
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217070768128