DEADPOOL E A QUARTA PAREDE – UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE METALINGUAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Clinton Davisson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pernisa Júnior, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/118
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar os níveis diegéticos e a metaficção presentes na narrativa buscando observar como esses dois conceitos podem ser identificados na produção cinematográfica Deadpool. Verificamos que os níveis da narrativa e da metaficção se apresentam no filme, reforçando uma relação de cumplicidade entre o narrador/personagem e o espectador. Essa relação de metalinguagem e quebra da quarta parede já existia no personagem quando este habitava a história em quadrinhos e migrou com ele para o cinema. Avaliaremos também a influência que os fãs do personagem tiveram em sua transposição para o cinema. Entende-se como metaficção os elementos que de alguma forma reproduzem sua narrativa no interior da obra ficcional e, assim, mudam a relação do espectador com a obra. No presente artigo, buscaremos analisar as características da narrativa e da metalinguagem, enfocando os recursos de narrador e personagem, e a quebra da quarta parede estabelecendo uma relação diferenciada entre personagem e plateia.
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