DEADPOOL E A QUARTA PAREDE – UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE METALINGUAGEM
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/118 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar os níveis diegéticos e a metaficção presentes na narrativa buscando observar como esses dois conceitos podem ser identificados na produção cinematográfica Deadpool. Verificamos que os níveis da narrativa e da metaficção se apresentam no filme, reforçando uma relação de cumplicidade entre o narrador/personagem e o espectador. Essa relação de metalinguagem e quebra da quarta parede já existia no personagem quando este habitava a história em quadrinhos e migrou com ele para o cinema. Avaliaremos também a influência que os fãs do personagem tiveram em sua transposição para o cinema. Entende-se como metaficção os elementos que de alguma forma reproduzem sua narrativa no interior da obra ficcional e, assim, mudam a relação do espectador com a obra. No presente artigo, buscaremos analisar as características da narrativa e da metalinguagem, enfocando os recursos de narrador e personagem, e a quebra da quarta parede estabelecendo uma relação diferenciada entre personagem e plateia. |
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DEADPOOL E A QUARTA PAREDE – UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE METALINGUAGEMO objetivo desse artigo é analisar os níveis diegéticos e a metaficção presentes na narrativa buscando observar como esses dois conceitos podem ser identificados na produção cinematográfica Deadpool. Verificamos que os níveis da narrativa e da metaficção se apresentam no filme, reforçando uma relação de cumplicidade entre o narrador/personagem e o espectador. Essa relação de metalinguagem e quebra da quarta parede já existia no personagem quando este habitava a história em quadrinhos e migrou com ele para o cinema. Avaliaremos também a influência que os fãs do personagem tiveram em sua transposição para o cinema. Entende-se como metaficção os elementos que de alguma forma reproduzem sua narrativa no interior da obra ficcional e, assim, mudam a relação do espectador com a obra. No presente artigo, buscaremos analisar as características da narrativa e da metalinguagem, enfocando os recursos de narrador e personagem, e a quebra da quarta parede estabelecendo uma relação diferenciada entre personagem e plateia.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/118REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 4 n. 2 (2017): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 53-682357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/118/151Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Clinton DavissonPernisa Júnior, Carlos2020-07-10T18:34:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/118Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:34:23Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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