ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetos de análise comparativa os filmes “A chegada” (2016) dirigido por Denis Villeneuve e “X-men: dias de um futuro esquecido” (2014) dirigido por Bryan Singer. Contemplando essas duas obras como narrativas, levando em consideração o enfoque na linguagem e objeto estético nessas ficções, que nos transmitem a uma construção intertextual e/ou autoreflexiva em questões do humano, o seu social e suas interações com o tempo/espaço, marcos da literatura postulados por Culler (1999), em Teoria Literária. Sendo assim, essas aclamadas narrativas estrangeiras (re)tratam sobre os conceitos de linguagem, tempo e sociedade na contemporaneidade, (re)significando as concepções de tempo e linguagem em sua ficcionalidade, contribuindo diretamente na estrutura de ambas narrativas que se utilizam de viagens do tempo para compor a tríade que estrutura os filmes – linguagem, tempo e social; é nessa semelhança que encontra-se o espaço para aproximar as obras, utilizando como base para a comparação a “Homologia Estrutural”, de Gonçalves (1997), em que analisamos como as estruturas influenciam nos aspectos das narrativas, procurando semelhanças e diferenças em suas composições estruturais. Percebemos que apesar de serem duas obras com temáticas, histórias e anos diferentes, possuem uma estrutura similar na construção do tempo da narrativa, em relação ao seu início, meio e fim configurados pelas passagens/viagens no tempo. |
id |
UFPR-19_59f3e3207fc4439342f1b921f8ae4c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/276 |
network_acronym_str |
UFPR-19 |
network_name_str |
Revista Livre de Cinema |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO”O presente trabalho tem como objetos de análise comparativa os filmes “A chegada” (2016) dirigido por Denis Villeneuve e “X-men: dias de um futuro esquecido” (2014) dirigido por Bryan Singer. Contemplando essas duas obras como narrativas, levando em consideração o enfoque na linguagem e objeto estético nessas ficções, que nos transmitem a uma construção intertextual e/ou autoreflexiva em questões do humano, o seu social e suas interações com o tempo/espaço, marcos da literatura postulados por Culler (1999), em Teoria Literária. Sendo assim, essas aclamadas narrativas estrangeiras (re)tratam sobre os conceitos de linguagem, tempo e sociedade na contemporaneidade, (re)significando as concepções de tempo e linguagem em sua ficcionalidade, contribuindo diretamente na estrutura de ambas narrativas que se utilizam de viagens do tempo para compor a tríade que estrutura os filmes – linguagem, tempo e social; é nessa semelhança que encontra-se o espaço para aproximar as obras, utilizando como base para a comparação a “Homologia Estrutural”, de Gonçalves (1997), em que analisamos como as estruturas influenciam nos aspectos das narrativas, procurando semelhanças e diferenças em suas composições estruturais. Percebemos que apesar de serem duas obras com temáticas, histórias e anos diferentes, possuem uma estrutura similar na construção do tempo da narrativa, em relação ao seu início, meio e fim configurados pelas passagens/viagens no tempo.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 n. 3 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 88-972357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276/307Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Aina de OliveiraOliveira, Maurício Barbosa2020-08-31T15:39:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/276Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-08-31T15:39:26Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
title |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
spellingShingle |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” Rocha, Aina de Oliveira |
title_short |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
title_full |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
title_fullStr |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
title_full_unstemmed |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
title_sort |
ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO” |
author |
Rocha, Aina de Oliveira |
author_facet |
Rocha, Aina de Oliveira Oliveira, Maurício Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maurício Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Aina de Oliveira Oliveira, Maurício Barbosa |
description |
O presente trabalho tem como objetos de análise comparativa os filmes “A chegada” (2016) dirigido por Denis Villeneuve e “X-men: dias de um futuro esquecido” (2014) dirigido por Bryan Singer. Contemplando essas duas obras como narrativas, levando em consideração o enfoque na linguagem e objeto estético nessas ficções, que nos transmitem a uma construção intertextual e/ou autoreflexiva em questões do humano, o seu social e suas interações com o tempo/espaço, marcos da literatura postulados por Culler (1999), em Teoria Literária. Sendo assim, essas aclamadas narrativas estrangeiras (re)tratam sobre os conceitos de linguagem, tempo e sociedade na contemporaneidade, (re)significando as concepções de tempo e linguagem em sua ficcionalidade, contribuindo diretamente na estrutura de ambas narrativas que se utilizam de viagens do tempo para compor a tríade que estrutura os filmes – linguagem, tempo e social; é nessa semelhança que encontra-se o espaço para aproximar as obras, utilizando como base para a comparação a “Homologia Estrutural”, de Gonçalves (1997), em que analisamos como as estruturas influenciam nos aspectos das narrativas, procurando semelhanças e diferenças em suas composições estruturais. Percebemos que apesar de serem duas obras com temáticas, histórias e anos diferentes, possuem uma estrutura similar na construção do tempo da narrativa, em relação ao seu início, meio e fim configurados pelas passagens/viagens no tempo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276 |
url |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/276/307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 n. 3 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 88-97 2357-8807 reponame:Revista Livre de Cinema instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Livre de Cinema |
collection |
Revista Livre de Cinema |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
relici@relici.org.br |
_version_ |
1809279217039310848 |