PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo Di Carlo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Toigo, Marcelo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302
Resumo: Algumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing.
id UFPR-19_6028c2791aab460ee579748f8d2d3f7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARESAlgumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 2 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 68-852357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302/378Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ricardo Di CarloToigo, Marcelo Augusto2021-04-02T14:30:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-04-02T14:30:48Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
title PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
spellingShingle PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
Ferreira, Ricardo Di Carlo
title_short PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
title_full PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
title_fullStr PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
title_full_unstemmed PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
title_sort PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
author Ferreira, Ricardo Di Carlo
author_facet Ferreira, Ricardo Di Carlo
Toigo, Marcelo Augusto
author_role author
author2 Toigo, Marcelo Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ricardo Di Carlo
Toigo, Marcelo Augusto
description Algumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302/378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 2 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 68-85
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217063428096