PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302 |
Resumo: | Algumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing. |
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PSICOSE DE HITCHCOCK E SEUS ASPECTOS OPERATIVOS MODELARESAlgumas obras cinematográficas mediante o seu indubitável sucesso passam ostensivamente por novos prismas de análise via esforços revisionistas. Esse processo de retroalimentação discursiva/teórica – a retransmissibilidade dos escritos sobre as artes -, se dá ante a sapiência de que as camadas de entedimento sobre os tópicos de uma pesquisa são inesgotáveis. Nessa tessitura, notavelmente, uma das obras mais celebradas na história é o filme Psicose (Psycho, 1960) de Alfred Hitchcock. Destarte, este estudo tenciona prover uma análise crítica acerca das estratégias desdobradas pelo cineasta, o afamado mestre do suspense, durante os processos de realização e divulgação do filme. Todas elas, meticulosamente idealizadas pelo próprio realizador foram fundamentais para que a obra se tornasse um sucesso de bilheteria, inscrevendo-se como um dos ícones do cinema mundial, galgando múltiplas janelas de exibição. Logo, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se identificar as principais ações estratégicas de Hitchcock, atendo-se aos aspectos de sua realização que estatuiram o seu caráter modelar operativo: ações de inovação e marketing.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 2 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 68-852357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/302/378Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ricardo Di CarloToigo, Marcelo Augusto2021-04-02T14:30:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-04-02T14:30:48Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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