O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiarioni, Bruno Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Motta, Leda Tenório da, Silveira, Mariana Outeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117
Resumo: Jean-Luc Godard, ao longo de sua carreira cinematográfica, sempre buscou inserir-se na tradição das rupturas, tecendo um movimento que lhe permitiu contestar os filmes consagrados da época e difundir uma nova tendência do cinema francês. Valorizando aspectos que lhe permitiram criar uma estética inovadora, a linguagem da pintura e do documentário agregam significados e intenções em suas histórias, apresentando um olhar órfico ao passado que evidencia a importância de tais narrativas no cinema. Para tanto, parte de sua filmografia, principalmente a obra Pierrot le Fou, será visitada pelas inúmeras intervenções da pintura na narrativa e a relação entre o cinema de Harun Farocki e o de Godard será considerada em seu aspecto de documentário.
id UFPR-19_668aaae5c8f2ebd40efd321a19d2a58e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIOJean-Luc Godard, ao longo de sua carreira cinematográfica, sempre buscou inserir-se na tradição das rupturas, tecendo um movimento que lhe permitiu contestar os filmes consagrados da época e difundir uma nova tendência do cinema francês. Valorizando aspectos que lhe permitiram criar uma estética inovadora, a linguagem da pintura e do documentário agregam significados e intenções em suas histórias, apresentando um olhar órfico ao passado que evidencia a importância de tais narrativas no cinema. Para tanto, parte de sua filmografia, principalmente a obra Pierrot le Fou, será visitada pelas inúmeras intervenções da pintura na narrativa e a relação entre o cinema de Harun Farocki e o de Godard será considerada em seu aspecto de documentário.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 4 n. 2 (2017): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 19-312357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117/149Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessChiarioni, Bruno TeixeiraMotta, Leda Tenório daSilveira, Mariana Outeiro da2020-07-10T18:34:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:34:23Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
title O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
spellingShingle O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
Chiarioni, Bruno Teixeira
title_short O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
title_full O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
title_fullStr O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
title_full_unstemmed O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
title_sort O OLHAR DE GODARD NA PINTURA E NO DOCUMENTÁRIO
author Chiarioni, Bruno Teixeira
author_facet Chiarioni, Bruno Teixeira
Motta, Leda Tenório da
Silveira, Mariana Outeiro da
author_role author
author2 Motta, Leda Tenório da
Silveira, Mariana Outeiro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiarioni, Bruno Teixeira
Motta, Leda Tenório da
Silveira, Mariana Outeiro da
description Jean-Luc Godard, ao longo de sua carreira cinematográfica, sempre buscou inserir-se na tradição das rupturas, tecendo um movimento que lhe permitiu contestar os filmes consagrados da época e difundir uma nova tendência do cinema francês. Valorizando aspectos que lhe permitiram criar uma estética inovadora, a linguagem da pintura e do documentário agregam significados e intenções em suas histórias, apresentando um olhar órfico ao passado que evidencia a importância de tais narrativas no cinema. Para tanto, parte de sua filmografia, principalmente a obra Pierrot le Fou, será visitada pelas inúmeras intervenções da pintura na narrativa e a relação entre o cinema de Harun Farocki e o de Godard será considerada em seu aspecto de documentário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/117/149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 4 n. 2 (2017): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 19-31
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279216377659392