A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283 |
Resumo: | Por vezes ouvimos pessoas se queixarem da exposição excessiva da nudez em filmes nacionais. Mas afinal de contas qual é o propósito dessa exposição? Por que ela nos incomoda? O presente trabalho tem o objetivo de discutir a concepção de nudez ao longo do tempo, fazendo uma análise do tempo de exposição da nudez conforme o gênero em filmes nacionais, bem como a semiologia dessa nudez de acordo com o personagem que utilizou desse subterfúgio. Os filmes analisados foram Gabriela (1983), Primo Basílio (2007) e Faroeste Caboclo (2013). Para contabilização dos tempos de exposição da nudez foi utilizado o programa Montador do RealPlayer 15.0.6.14, ano 2011. A análise foi feita a partir das premissas de Turner (1997). Não foi analisado nenhum filme dos anos 90 devido à baixa produção da indústria cinematográfica brasileira na referida década. As análises indicaram que a nudez está correlacionada a um lado mais selvagem (natural) dos personagens, além de uma tendência à equalização do tempo de nudez masculino e feminino no filme dos anos 2010 aqui analisado. |
id |
UFPR-19_8710134f47d0c8575df3fc6199ff53d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283 |
network_acronym_str |
UFPR-19 |
network_name_str |
Revista Livre de Cinema |
repository_id_str |
|
spelling |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNEROPor vezes ouvimos pessoas se queixarem da exposição excessiva da nudez em filmes nacionais. Mas afinal de contas qual é o propósito dessa exposição? Por que ela nos incomoda? O presente trabalho tem o objetivo de discutir a concepção de nudez ao longo do tempo, fazendo uma análise do tempo de exposição da nudez conforme o gênero em filmes nacionais, bem como a semiologia dessa nudez de acordo com o personagem que utilizou desse subterfúgio. Os filmes analisados foram Gabriela (1983), Primo Basílio (2007) e Faroeste Caboclo (2013). Para contabilização dos tempos de exposição da nudez foi utilizado o programa Montador do RealPlayer 15.0.6.14, ano 2011. A análise foi feita a partir das premissas de Turner (1997). Não foi analisado nenhum filme dos anos 90 devido à baixa produção da indústria cinematográfica brasileira na referida década. As análises indicaram que a nudez está correlacionada a um lado mais selvagem (natural) dos personagens, além de uma tendência à equalização do tempo de nudez masculino e feminino no filme dos anos 2010 aqui analisado. REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 1 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 49-662357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283/371Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Mayara Cristina de OliveiraGalego, Luis Gustavo da Conceição2021-01-01T11:26:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:26:50Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
title |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
spellingShingle |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO Pires, Mayara Cristina de Oliveira |
title_short |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
title_full |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
title_fullStr |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
title_full_unstemmed |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
title_sort |
A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO |
author |
Pires, Mayara Cristina de Oliveira |
author_facet |
Pires, Mayara Cristina de Oliveira Galego, Luis Gustavo da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Galego, Luis Gustavo da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Mayara Cristina de Oliveira Galego, Luis Gustavo da Conceição |
description |
Por vezes ouvimos pessoas se queixarem da exposição excessiva da nudez em filmes nacionais. Mas afinal de contas qual é o propósito dessa exposição? Por que ela nos incomoda? O presente trabalho tem o objetivo de discutir a concepção de nudez ao longo do tempo, fazendo uma análise do tempo de exposição da nudez conforme o gênero em filmes nacionais, bem como a semiologia dessa nudez de acordo com o personagem que utilizou desse subterfúgio. Os filmes analisados foram Gabriela (1983), Primo Basílio (2007) e Faroeste Caboclo (2013). Para contabilização dos tempos de exposição da nudez foi utilizado o programa Montador do RealPlayer 15.0.6.14, ano 2011. A análise foi feita a partir das premissas de Turner (1997). Não foi analisado nenhum filme dos anos 90 devido à baixa produção da indústria cinematográfica brasileira na referida década. As análises indicaram que a nudez está correlacionada a um lado mais selvagem (natural) dos personagens, além de uma tendência à equalização do tempo de nudez masculino e feminino no filme dos anos 2010 aqui analisado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283 |
url |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/283/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 1 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 49-66 2357-8807 reponame:Revista Livre de Cinema instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Livre de Cinema |
collection |
Revista Livre de Cinema |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
relici@relici.org.br |
_version_ |
1809279217045602304 |