O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Sandro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380
Resumo: Atriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais.
id UFPR-19_901151ad1fbd9bf02e537ee75c4c9707
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYSAtriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 9 n. 3 (2022): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 22-392357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/432https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/502https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/503Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Sandro2022-07-20T18:45:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2022-07-20T18:45Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
title O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
spellingShingle O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
de Oliveira, Sandro
title_short O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
title_full O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
title_fullStr O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
title_full_unstemmed O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
title_sort O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
author de Oliveira, Sandro
author_facet de Oliveira, Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Sandro
description Atriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/432
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/502
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 9 n. 3 (2022): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 22-39
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217127391232