O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380 |
Resumo: | Atriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais. |
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O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYSAtriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 9 n. 3 (2022): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 22-392357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/432https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/502https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/380/503Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Sandro2022-07-20T18:45:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2022-07-20T18:45Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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