RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314
Resumo: O artigo defende as found footages (isto é, os filmes realizados exclusivamente com a montagem de fragmentos de outros filmes) como um gênero cinematográfico à parte, que difere não apenas dos outros gêneros, mas também dos chamados “documentários de arquivo”, geralmente mais didáticos e afirmativos de uma tese. Nos quatro exemplos que analisamos aqui, as found footages, ainda que operem com imagens do passado, fazem-no numa linguagem radicalmente contemporânea, afinada com a sensibilidade e a concepção de mundo do homem de hoje.
id UFPR-19_982eb17307074290b7f4beb32a13b918
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/314
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGESO artigo defende as found footages (isto é, os filmes realizados exclusivamente com a montagem de fragmentos de outros filmes) como um gênero cinematográfico à parte, que difere não apenas dos outros gêneros, mas também dos chamados “documentários de arquivo”, geralmente mais didáticos e afirmativos de uma tese. Nos quatro exemplos que analisamos aqui, as found footages, ainda que operem com imagens do passado, fazem-no numa linguagem radicalmente contemporânea, afinada com a sensibilidade e a concepção de mundo do homem de hoje.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 5-202357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314/349Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto, Arlindo Ribeiro2023-08-07T19:37:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/314Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2023-08-07T19:37:16Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
title RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
spellingShingle RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
title_short RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
title_full RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
title_fullStr RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
title_full_unstemmed RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
title_sort RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES
author Machado Neto, Arlindo Ribeiro
author_facet Machado Neto, Arlindo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Neto, Arlindo Ribeiro
description O artigo defende as found footages (isto é, os filmes realizados exclusivamente com a montagem de fragmentos de outros filmes) como um gênero cinematográfico à parte, que difere não apenas dos outros gêneros, mas também dos chamados “documentários de arquivo”, geralmente mais didáticos e afirmativos de uma tese. Nos quatro exemplos que analisamos aqui, as found footages, ainda que operem com imagens do passado, fazem-no numa linguagem radicalmente contemporânea, afinada com a sensibilidade e a concepção de mundo do homem de hoje.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/314/349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 5-20
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217073913856