AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735
Resumo: O objetivo deste ensaio consiste em analisar criticamente as proposições que se apresentam no filme da Barbie como forma de discussão dos impasses das questões em ser sujeito. A justificativa desse tema se torna pertinente na atualidade, uma vez que se coloca em evidência pontos críticos de discussão referentes à identidade do sujeito. As narrativas do filme indicam diversas contradições na representação do sujeito masculino e feminino, numa oposição em se estabelece o jogo de controle que ocorre entre o mandar e o obedecer. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico o campo da Filosofia da Educação. A nossa conclusão é que a proposição crítica do filme Barbie se realiza parcialmente crítica, pois não radicaliza as questões do jogo de dominação na relação com o outro no sentido de atender plenamente a demanda por uma relação justa e igualitária.
id UFPR-19_9fbde52afc688a5e64a1b9260caf6153
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/735
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITOO objetivo deste ensaio consiste em analisar criticamente as proposições que se apresentam no filme da Barbie como forma de discussão dos impasses das questões em ser sujeito. A justificativa desse tema se torna pertinente na atualidade, uma vez que se coloca em evidência pontos críticos de discussão referentes à identidade do sujeito. As narrativas do filme indicam diversas contradições na representação do sujeito masculino e feminino, numa oposição em se estabelece o jogo de controle que ocorre entre o mandar e o obedecer. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico o campo da Filosofia da Educação. A nossa conclusão é que a proposição crítica do filme Barbie se realiza parcialmente crítica, pois não radicaliza as questões do jogo de dominação na relação com o outro no sentido de atender plenamente a demanda por uma relação justa e igualitária.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2024-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 11 n. 2 (2024): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 98-1102357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735/537Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério2024-07-04T09:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/735Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2024-07-04T09:29:34Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
title AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
spellingShingle AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
Rodrigues, Rogério
title_short AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
title_full AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
title_fullStr AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
title_full_unstemmed AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
title_sort AS CONVICÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DA BONECA BARBIE ESTEREOTIPADA E OS IMPASSES DAS QUESTÕES EM SER SUJEITO
author Rodrigues, Rogério
author_facet Rodrigues, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério
description O objetivo deste ensaio consiste em analisar criticamente as proposições que se apresentam no filme da Barbie como forma de discussão dos impasses das questões em ser sujeito. A justificativa desse tema se torna pertinente na atualidade, uma vez que se coloca em evidência pontos críticos de discussão referentes à identidade do sujeito. As narrativas do filme indicam diversas contradições na representação do sujeito masculino e feminino, numa oposição em se estabelece o jogo de controle que ocorre entre o mandar e o obedecer. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico o campo da Filosofia da Educação. A nossa conclusão é que a proposição crítica do filme Barbie se realiza parcialmente crítica, pois não radicaliza as questões do jogo de dominação na relação com o outro no sentido de atender plenamente a demanda por uma relação justa e igualitária.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/735/537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 11 n. 2 (2024): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 98-110
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217309843456