LUCHINO VISCONTI E MORTE EM VENEZA: VIAGEM AO INTERIOR DA BELEZA FATAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/295 |
Resumo: | Em termos de enredo a novela A Morte em Veneza de Thomas Mann possui elementos identificáveis como literatura de viagens, uma vez que a jornada do escritor Gustav von Aschenbach a Veneza é o fator que precipita todos os acontecimentos que transtornam o espírito de um criador em busca da perfeição. Em sua adaptação do livro para o cinema Luchino Visconti transformou o escritor em compositor mas manteve intactos todos os elementos simbólicos que fazem da obra original um registro poético dos embates entre corpo e espírito. Com o uso expressivo dos recursos da linguagem cinematográfica e da música de Gustav Mahler, Visconti transforma Veneza numa cidade onde a beleza e a pestilência envolvem mortalmente um artista em busca da perfeição inatingível. |
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LUCHINO VISCONTI E MORTE EM VENEZA: VIAGEM AO INTERIOR DA BELEZA FATAL Em termos de enredo a novela A Morte em Veneza de Thomas Mann possui elementos identificáveis como literatura de viagens, uma vez que a jornada do escritor Gustav von Aschenbach a Veneza é o fator que precipita todos os acontecimentos que transtornam o espírito de um criador em busca da perfeição. Em sua adaptação do livro para o cinema Luchino Visconti transformou o escritor em compositor mas manteve intactos todos os elementos simbólicos que fazem da obra original um registro poético dos embates entre corpo e espírito. Com o uso expressivo dos recursos da linguagem cinematográfica e da música de Gustav Mahler, Visconti transforma Veneza numa cidade onde a beleza e a pestilência envolvem mortalmente um artista em busca da perfeição inatingível. REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/295REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): REVISTA LIVRE DE CINEMA - Dossiê Cinema e Literatura de Viagens; 120-1362357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/295/330Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessSevero, Luis Fernando2020-09-18T14:56:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/295Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-09-18T14:56:47Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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