ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Alexandre Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barcellos, Thiago Dias Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603
Resumo: Neste artigo, analisamos o filme Pânico, dirigido por Wes Craven, a partir da relação entre o giallo e o slasher e de como alguns procedimentos narrativos, o whodunit e a mise en abyme, construção de personagens, nesse caso a final girl, foram determinantes para a sua construção. Com base nesses conceitos, exploramos como Pânico os articula e explora, de maneira crítica, os clichês e arquétipos dos filmes de terror, constituindo-se como uma sátira desse gênero ao mesmo tempo que se oferece como uma espécie de jogo para o espectador.
id UFPR-19_b0898365bd557e7394637a1b5c49e95a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/603
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVENNeste artigo, analisamos o filme Pânico, dirigido por Wes Craven, a partir da relação entre o giallo e o slasher e de como alguns procedimentos narrativos, o whodunit e a mise en abyme, construção de personagens, nesse caso a final girl, foram determinantes para a sua construção. Com base nesses conceitos, exploramos como Pânico os articula e explora, de maneira crítica, os clichês e arquétipos dos filmes de terror, constituindo-se como uma sátira desse gênero ao mesmo tempo que se oferece como uma espécie de jogo para o espectador.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2023-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 10 n. 3 (2023): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 43-662357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603/511Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Alexandre RodriguesBarcellos, Thiago Dias Pinto2023-10-05T12:39:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/603Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2023-10-05T12:39:08Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
title ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
spellingShingle ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
da Costa, Alexandre Rodrigues
title_short ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
title_full ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
title_fullStr ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
title_full_unstemmed ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
title_sort ENTRE O GIALLO E O SLASHER: UMA ANÁLISE DA METALINGUAGEM COMO JOGO, EM PÂNICO, DE WES CRAVEN
author da Costa, Alexandre Rodrigues
author_facet da Costa, Alexandre Rodrigues
Barcellos, Thiago Dias Pinto
author_role author
author2 Barcellos, Thiago Dias Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Alexandre Rodrigues
Barcellos, Thiago Dias Pinto
description Neste artigo, analisamos o filme Pânico, dirigido por Wes Craven, a partir da relação entre o giallo e o slasher e de como alguns procedimentos narrativos, o whodunit e a mise en abyme, construção de personagens, nesse caso a final girl, foram determinantes para a sua construção. Com base nesses conceitos, exploramos como Pânico os articula e explora, de maneira crítica, os clichês e arquétipos dos filmes de terror, constituindo-se como uma sátira desse gênero ao mesmo tempo que se oferece como uma espécie de jogo para o espectador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/603/511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 10 n. 3 (2023): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 43-66
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217276289025