ANÁLISE SEMIÓTICA E DO DISCURSO NO EPISÓDIO “NOSEDIVE” DA SÉRIE BLACK MIRROR: UM OLHAR SOBRE A ÉTICA E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/196 |
Resumo: | As tecnologias de comunicação e informação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, impactando de alguma forma a vida dos mesmos, pois essa ampla rede modifica direta ou indiretamente a vida dos indivíduos. Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente aos debates a respeito do comportamento humano, sendo o estudo da ética necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade que se vislumbra diariamente na vida social. O trabalho teve como objetivo realizar uma análise semiótica de cenas que apresentam questões envolvendo ética e o uso das tecnologias da comunicação e informação apresentadas no episódio Nosedive (Black Mirror). Para a análise semiótica foram escolhidas cinco cenas do episódio para decupagem, que caracterizavam interações, ou pré-interações do uso das tecnologias e da ética. Das cenas escolhidas, podem-se observar os diferentes planos de enquadramento que foram utilizados, que incluem os fechados (detalhe, close-up e médio) e os abertos (americano, conjunto e geral), na qual através da análise ficou evidente o predomínio da utilização do plano close-up, também foram analisados diálogos e contextos que refletem ao uso da tecnologia, em especial das redes sociais, no quais ocorrem aspectos de exclusão e simulação de vida perfeita. Os meios de comunicação e informação tendem a se expandir e envolver aos que utilizam do mesmo, em uma ampla rede, sendo assim, cabe ao público que assiste o episódio analisar as influências das tecnologias e utilização das redes sociais que causam transformações no comportamento do individuo, o qual precisa aprender a dividir o que é virtual e real. |
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ANÁLISE SEMIÓTICA E DO DISCURSO NO EPISÓDIO “NOSEDIVE” DA SÉRIE BLACK MIRROR: UM OLHAR SOBRE A ÉTICA E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃOAs tecnologias de comunicação e informação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, impactando de alguma forma a vida dos mesmos, pois essa ampla rede modifica direta ou indiretamente a vida dos indivíduos. Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente aos debates a respeito do comportamento humano, sendo o estudo da ética necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade que se vislumbra diariamente na vida social. O trabalho teve como objetivo realizar uma análise semiótica de cenas que apresentam questões envolvendo ética e o uso das tecnologias da comunicação e informação apresentadas no episódio Nosedive (Black Mirror). Para a análise semiótica foram escolhidas cinco cenas do episódio para decupagem, que caracterizavam interações, ou pré-interações do uso das tecnologias e da ética. Das cenas escolhidas, podem-se observar os diferentes planos de enquadramento que foram utilizados, que incluem os fechados (detalhe, close-up e médio) e os abertos (americano, conjunto e geral), na qual através da análise ficou evidente o predomínio da utilização do plano close-up, também foram analisados diálogos e contextos que refletem ao uso da tecnologia, em especial das redes sociais, no quais ocorrem aspectos de exclusão e simulação de vida perfeita. Os meios de comunicação e informação tendem a se expandir e envolver aos que utilizam do mesmo, em uma ampla rede, sendo assim, cabe ao público que assiste o episódio analisar as influências das tecnologias e utilização das redes sociais que causam transformações no comportamento do individuo, o qual precisa aprender a dividir o que é virtual e real.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/196REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 5 n. 3 (2018): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 27-652357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/196/232https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/196/493Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Ana Paulada Conceição Galego, Luis GustavoPereira, Fernando Lourenço2020-07-10T18:41:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/196Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:41:13Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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