ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310
Resumo: Este artigo expõe um conjunto de reflexões sobre a arte do cinema de animação, desenvolvidas com base em pesquisas teóricas, aliadas à nossa experiência de realização. O  texto aponta o papel secundário da animação nas teorias do cinema e propõe uma nova forma de caracterizar o que seja uma obra de animação, baseada no controle operado pelo realizador sobre os movimentos que constrói ou captura, na presença de elementos artificiais na constituição de personagens e no rastro deixado pela interação entre artista realizador e obra.
id UFPR-19_b92873c6611c009f181c58462860efbd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/310
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUALEste artigo expõe um conjunto de reflexões sobre a arte do cinema de animação, desenvolvidas com base em pesquisas teóricas, aliadas à nossa experiência de realização. O  texto aponta o papel secundário da animação nas teorias do cinema e propõe uma nova forma de caracterizar o que seja uma obra de animação, baseada no controle operado pelo realizador sobre os movimentos que constrói ou captura, na presença de elementos artificiais na constituição de personagens e no rastro deixado pela interação entre artista realizador e obra.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 181-2012357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310/362Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessMunhoz, Paulo Roberto2021-01-01T11:29:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/310Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:29:08Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
title ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
spellingShingle ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
Munhoz, Paulo Roberto
title_short ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
title_full ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
title_fullStr ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
title_full_unstemmed ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
title_sort ARTIFÍCIO, CONTROLE E RASTRO COMO ASPECTOS DIFERENCIADORES DOS CAMPOS ARTÍSTICO-TÉCNICOS DA REALIZAÇÃO CINEAUDIOVISUAL
author Munhoz, Paulo Roberto
author_facet Munhoz, Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Paulo Roberto
description Este artigo expõe um conjunto de reflexões sobre a arte do cinema de animação, desenvolvidas com base em pesquisas teóricas, aliadas à nossa experiência de realização. O  texto aponta o papel secundário da animação nas teorias do cinema e propõe uma nova forma de caracterizar o que seja uma obra de animação, baseada no controle operado pelo realizador sobre os movimentos que constrói ou captura, na presença de elementos artificiais na constituição de personagens e no rastro deixado pela interação entre artista realizador e obra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/310/362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 7 (2020): Revista Livre de Cinema - Dossiê Cinema Expandido; 181-201
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217069719552