O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133 |
Resumo: | Este artigo analise o filme Instructions for light and sound machine, de Peter Tscherkassky, com o propósito de perceber de que maneira sua obra opõe-se à estética cinematográfica idealizada pela dinâmicas da montagem griffithiana, no instante em que o cineasta austríaco opta por dilacerar as imagens e o espectador é levado a participar de um movimento que colapsa tanto o conhecimento do que define o cinema quanto a concepção da visão como um sistema estável e completo. |
id |
UFPR-19_b9fcb7c2e1c04d762387eac3fe34a940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133 |
network_acronym_str |
UFPR-19 |
network_name_str |
Revista Livre de Cinema |
repository_id_str |
|
spelling |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKYEste artigo analise o filme Instructions for light and sound machine, de Peter Tscherkassky, com o propósito de perceber de que maneira sua obra opõe-se à estética cinematográfica idealizada pela dinâmicas da montagem griffithiana, no instante em que o cineasta austríaco opta por dilacerar as imagens e o espectador é levado a participar de um movimento que colapsa tanto o conhecimento do que define o cinema quanto a concepção da visão como um sistema estável e completo.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2017-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 4 n. 2 (2017): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 123-1382357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133/155Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Alexandre RodriguesCabral Rodrigues, Anna Carolina2020-07-10T18:34:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:34:23Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
title |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
spellingShingle |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY da Costa, Alexandre Rodrigues |
title_short |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
title_full |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
title_fullStr |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
title_full_unstemmed |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
title_sort |
O INSTANTE PERPÉTUO: UMA ANÁLISE DO FILME INSTRUCTIONS FOR A LIGHT AND SOUND MACHINE, DE PETER TSCHERKASSKY |
author |
da Costa, Alexandre Rodrigues |
author_facet |
da Costa, Alexandre Rodrigues Cabral Rodrigues, Anna Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Cabral Rodrigues, Anna Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Alexandre Rodrigues Cabral Rodrigues, Anna Carolina |
description |
Este artigo analise o filme Instructions for light and sound machine, de Peter Tscherkassky, com o propósito de perceber de que maneira sua obra opõe-se à estética cinematográfica idealizada pela dinâmicas da montagem griffithiana, no instante em que o cineasta austríaco opta por dilacerar as imagens e o espectador é levado a participar de um movimento que colapsa tanto o conhecimento do que define o cinema quanto a concepção da visão como um sistema estável e completo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133 |
url |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/133/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...) |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 4 n. 2 (2017): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 123-138 2357-8807 reponame:Revista Livre de Cinema instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Livre de Cinema |
collection |
Revista Livre de Cinema |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
relici@relici.org.br |
_version_ |
1809279216387096576 |