AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E OS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE SABERES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Livre de Cinema |
Texto Completo: | https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/270 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é apresentar uma análise do filme “1917”, dirigido por Sam Mendes (2019) como proposição para se compreender a autoridade e a responsabilidade no processo de transmissão da palavra para o outro. Compreendemos que no campo educacional a transmissão da palavra está relacionada ao saber que inerente à função do professor que se apresenta como mensageiro da cultura escolar. Portanto, em diversas ocorrências em sala de aula, coloca-se em evidência o estranhamento no modo como fazemos as coisas, no sentido de assumir a autoridade e responsabilidade para se obter resultados em nossos encontros, no processo de se dizer algo para o outro. Em termos de conclusão, fica em aberto a discussão sobre qual seria o elemento central nessa função de autoridade e responsabilidade como mensageiro da cultura. Em relação ao filme, a autoridade e responsabilidade ficam em evidência para se evitar a perda de vidas humanas no pedido de cancelamento do ataque das tropas. Entretanto, podemos pensar criticamente que as mensagens no campo da cultura escolar também poderiam evitar a perda vida humanas ao possibilitar aos sujeitos o freio psíquico para viver na civilização. Portanto, cabe ao processo educacional evitar que possamos nos tornar completamente intolerantes e irracionais, mais propriamente, autoritários e irresponsáveis no modo de viver ao anular a presença do outro. |
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AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E OS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE SABERESO objetivo deste ensaio é apresentar uma análise do filme “1917”, dirigido por Sam Mendes (2019) como proposição para se compreender a autoridade e a responsabilidade no processo de transmissão da palavra para o outro. Compreendemos que no campo educacional a transmissão da palavra está relacionada ao saber que inerente à função do professor que se apresenta como mensageiro da cultura escolar. Portanto, em diversas ocorrências em sala de aula, coloca-se em evidência o estranhamento no modo como fazemos as coisas, no sentido de assumir a autoridade e responsabilidade para se obter resultados em nossos encontros, no processo de se dizer algo para o outro. Em termos de conclusão, fica em aberto a discussão sobre qual seria o elemento central nessa função de autoridade e responsabilidade como mensageiro da cultura. Em relação ao filme, a autoridade e responsabilidade ficam em evidência para se evitar a perda de vidas humanas no pedido de cancelamento do ataque das tropas. Entretanto, podemos pensar criticamente que as mensagens no campo da cultura escolar também poderiam evitar a perda vida humanas ao possibilitar aos sujeitos o freio psíquico para viver na civilização. Portanto, cabe ao processo educacional evitar que possamos nos tornar completamente intolerantes e irracionais, mais propriamente, autoritários e irresponsáveis no modo de viver ao anular a presença do outro.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/270REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 1 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 116-1212357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/270/375Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério2021-01-01T11:26:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/270Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-01-01T11:26:50Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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