O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Philippini Ferreira Borges da Silva, Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baggio, Eduardo Tulio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346
Resumo: Em meio a diversificada e prolífica trajetória de David Neves, um dos principais críticos-cineastas envolvidos na formulação do Cinema Novo Brasileiro, podemos destacar os pouco vistos e analisados curtas-metragens documentais dirigidos pelo cineasta. Afeito ao espírito observador e mais dedicado a ver do que ser visto, Neves realizou uma série de documentários onde constrói uma proposta de contato com a realidade a partir do particular e, rejeitando o levantamento detalhado ou o panorama geral, atenta-se às impressões do cotidiano. Forte exemplo disso é Literatura Nacional Contemporânea (1972-1976, dir: David Neves e Fernando Sabino), série de curtas-metragens documentais co-dirigida por Neves em parceria com Fernando Sabino, onde os cineastas dedicam-se ao encontro com importantes ícones da literatura nacional, partindo sempre de suas rotinas e mundos particulares. Neste artigo, buscamos compreender como essa busca pelo cotidiano se dá em um episódio específico da série: O Fazendeiro do Ar (1974, dir: David Neves e Fernando Sabino). Por meio da análise fílmica do curta-metragem e partindo de textos críticos e depoimentos deixados por David Neves, o presente texto busca o contato com o filme a partir da busca pelo desvelamento do ícone e o encontro dos cineastas com o homem comum em seu cotidiano.
id UFPR-19_cb98f8570ec69ce0ecb2a089dc485f1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/346
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETAEm meio a diversificada e prolífica trajetória de David Neves, um dos principais críticos-cineastas envolvidos na formulação do Cinema Novo Brasileiro, podemos destacar os pouco vistos e analisados curtas-metragens documentais dirigidos pelo cineasta. Afeito ao espírito observador e mais dedicado a ver do que ser visto, Neves realizou uma série de documentários onde constrói uma proposta de contato com a realidade a partir do particular e, rejeitando o levantamento detalhado ou o panorama geral, atenta-se às impressões do cotidiano. Forte exemplo disso é Literatura Nacional Contemporânea (1972-1976, dir: David Neves e Fernando Sabino), série de curtas-metragens documentais co-dirigida por Neves em parceria com Fernando Sabino, onde os cineastas dedicam-se ao encontro com importantes ícones da literatura nacional, partindo sempre de suas rotinas e mundos particulares. Neste artigo, buscamos compreender como essa busca pelo cotidiano se dá em um episódio específico da série: O Fazendeiro do Ar (1974, dir: David Neves e Fernando Sabino). Por meio da análise fílmica do curta-metragem e partindo de textos críticos e depoimentos deixados por David Neves, o presente texto busca o contato com o filme a partir da busca pelo desvelamento do ícone e o encontro dos cineastas com o homem comum em seu cotidiano.REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2021-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 3 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 164-1792357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346/389Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessPhilippini Ferreira Borges da Silva, GabrielBaggio, Eduardo Tulio2021-07-03T19:49:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/346Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2021-07-03T19:49:23Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
title O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
spellingShingle O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
Philippini Ferreira Borges da Silva, Gabriel
title_short O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
title_full O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
title_fullStr O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
title_full_unstemmed O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
title_sort O FAZENDEIRO DO AR: RASCUNHOS DO HOMEM POR TRÁS DO POETA
author Philippini Ferreira Borges da Silva, Gabriel
author_facet Philippini Ferreira Borges da Silva, Gabriel
Baggio, Eduardo Tulio
author_role author
author2 Baggio, Eduardo Tulio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Philippini Ferreira Borges da Silva, Gabriel
Baggio, Eduardo Tulio
description Em meio a diversificada e prolífica trajetória de David Neves, um dos principais críticos-cineastas envolvidos na formulação do Cinema Novo Brasileiro, podemos destacar os pouco vistos e analisados curtas-metragens documentais dirigidos pelo cineasta. Afeito ao espírito observador e mais dedicado a ver do que ser visto, Neves realizou uma série de documentários onde constrói uma proposta de contato com a realidade a partir do particular e, rejeitando o levantamento detalhado ou o panorama geral, atenta-se às impressões do cotidiano. Forte exemplo disso é Literatura Nacional Contemporânea (1972-1976, dir: David Neves e Fernando Sabino), série de curtas-metragens documentais co-dirigida por Neves em parceria com Fernando Sabino, onde os cineastas dedicam-se ao encontro com importantes ícones da literatura nacional, partindo sempre de suas rotinas e mundos particulares. Neste artigo, buscamos compreender como essa busca pelo cotidiano se dá em um episódio específico da série: O Fazendeiro do Ar (1974, dir: David Neves e Fernando Sabino). Por meio da análise fílmica do curta-metragem e partindo de textos críticos e depoimentos deixados por David Neves, o presente texto busca o contato com o filme a partir da busca pelo desvelamento do ícone e o encontro dos cineastas com o homem comum em seu cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/346/389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 8 n. 3 (2021): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 164-179
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279217094885376