OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros Oliveira, Rayssa Mykelly
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mousinho, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Livre de Cinema
Texto Completo: https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166
Resumo: O filme francês O artista, lançado em 2011, rodado em preto e branco e mudo, utiliza de elementos de uma técnica do passado para contar uma história do cinema do passado. Com esse texto procuramos entender como a utilização dessas técnicas constituíram um certo grau de novidade estética, reforçado pelo caráter metaficcional da película. O longa dirigido por Michel Hazanavicius promove um jogo de esconde e mostra que vai desvelando sentidos e mostrando uma imbricação de forma e conteúdo promovida pelos recursos metaficcionais, autorreflexivos, contidos no filme. Com esse trabalho procuramos ir percebendo onde e como o processo produtivo do filme se dá a ver.
id UFPR-19_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166
network_acronym_str UFPR-19
network_name_str Revista Livre de Cinema
repository_id_str
spelling OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTAO filme francês O artista, lançado em 2011, rodado em preto e branco e mudo, utiliza de elementos de uma técnica do passado para contar uma história do cinema do passado. Com esse texto procuramos entender como a utilização dessas técnicas constituíram um certo grau de novidade estética, reforçado pelo caráter metaficcional da película. O longa dirigido por Michel Hazanavicius promove um jogo de esconde e mostra que vai desvelando sentidos e mostrando uma imbricação de forma e conteúdo promovida pelos recursos metaficcionais, autorreflexivos, contidos no filme. Com esse trabalho procuramos ir percebendo onde e como o processo produtivo do filme se dá a ver. REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)2018-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 5 n. 1 (2018): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 4-152357-8807reponame:Revista Livre de Cinemainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166/198Copyright (c) 2024 REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)info:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros Oliveira, Rayssa MykellyMousinho, Luiz Antonio2020-07-10T18:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttps://www.relici.org.br/index.php/relici/PUBhttps://www.relici.org.br/index.php/relici/oairelici@relici.org.br2357-88072357-8807opendoar:2020-07-10T18:39:12Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
title OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
spellingShingle OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
de Medeiros Oliveira, Rayssa Mykelly
title_short OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
title_full OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
title_fullStr OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
title_full_unstemmed OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
title_sort OS DISPOSITIVOS METAFICIONAIS E A IMBRICAÇÃO DE FORMA E CONTEÚDO EM O ARTISTA
author de Medeiros Oliveira, Rayssa Mykelly
author_facet de Medeiros Oliveira, Rayssa Mykelly
Mousinho, Luiz Antonio
author_role author
author2 Mousinho, Luiz Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros Oliveira, Rayssa Mykelly
Mousinho, Luiz Antonio
description O filme francês O artista, lançado em 2011, rodado em preto e branco e mudo, utiliza de elementos de uma técnica do passado para contar uma história do cinema do passado. Com esse texto procuramos entender como a utilização dessas técnicas constituíram um certo grau de novidade estética, reforçado pelo caráter metaficcional da película. O longa dirigido por Michel Hazanavicius promove um jogo de esconde e mostra que vai desvelando sentidos e mostrando uma imbricação de forma e conteúdo promovida pelos recursos metaficcionais, autorreflexivos, contidos no filme. Com esse trabalho procuramos ir percebendo onde e como o processo produtivo do filme se dá a ver.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166
url https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/166/198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA LIVRE DE CINEMA, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm, ...); v. 5 n. 1 (2018): REVISTA LIVRE DE CINEMA; 4-15
2357-8807
reponame:Revista Livre de Cinema
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Livre de Cinema
collection Revista Livre de Cinema
repository.name.fl_str_mv Revista Livre de Cinema - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv relici@relici.org.br
_version_ 1809279216674406400