NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Alberto de Lemos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507
Resumo: Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegação Loran-C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de existência convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1) e o absoluto: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e relativo (L1); das diferenças e das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto. Estas comparações foram feitas , a partir de dados reais, os quais foram coletados a partir de um projeto fotogramétrico, cedido pela ESTEIO S/A. O posicionamento da aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos. Abstract This paper focuses on air navigation with GPS. The GPS system and the Loran -C, Omega and VOR/DME navigation system were compared. In order to get information about these system the 1995 Federal Radio Navigation Plan was used. It is shown that the GPS has got the best navigation performance. A set on comparisons was made: the difference between a relative (L1) and absolute positioning; the difference between a relative (L1/CA) and absolute positioning. These comparisons were made based on data collected from an aerial photogrametric project, with ESTEIO permission. It resulted in aircraft positioning by using the difference between a relative (L1/CA) and absolute GPS positioning. In absolute positioning it was found a longitudinal error of about 30 meters, a transversal error of about 3 meters and a altitude error of about 55 meters. This numbers permit state that to aerial navigation by GPS better than the classical methods.
id UFPR-2_197408b218d1a34e1781f64b1c246231
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/1507
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegação Loran-C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de existência convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1) e o absoluto: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e relativo (L1); das diferenças e das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto. Estas comparações foram feitas , a partir de dados reais, os quais foram coletados a partir de um projeto fotogramétrico, cedido pela ESTEIO S/A. O posicionamento da aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos. Abstract This paper focuses on air navigation with GPS. The GPS system and the Loran -C, Omega and VOR/DME navigation system were compared. In order to get information about these system the 1995 Federal Radio Navigation Plan was used. It is shown that the GPS has got the best navigation performance. A set on comparisons was made: the difference between a relative (L1) and absolute positioning; the difference between a relative (L1/CA) and absolute positioning. These comparisons were made based on data collected from an aerial photogrametric project, with ESTEIO permission. It resulted in aircraft positioning by using the difference between a relative (L1/CA) and absolute GPS positioning. In absolute positioning it was found a longitudinal error of about 30 meters, a transversal error of about 3 meters and a altitude error of about 55 meters. This numbers permit state that to aerial navigation by GPS better than the classical methods. Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic Sciences1999-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 4, No 1 (1999)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 4, No 1 (1999)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507/1261Correia, Carlos Alberto de Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2005-12-09T20:58:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/1507Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2005-12-09T20:58:55Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
title NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
spellingShingle NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
Correia, Carlos Alberto de Lemos
title_short NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
title_full NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
title_fullStr NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
title_full_unstemmed NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
title_sort NAVEGAÇÃO AÉREA COM GPS
author Correia, Carlos Alberto de Lemos
author_facet Correia, Carlos Alberto de Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carlos Alberto de Lemos
description Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegação Loran-C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de existência convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1) e o absoluto: das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e relativo (L1); das diferenças e das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto. Estas comparações foram feitas , a partir de dados reais, os quais foram coletados a partir de um projeto fotogramétrico, cedido pela ESTEIO S/A. O posicionamento da aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (L1/CA) e absoluto com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos. Abstract This paper focuses on air navigation with GPS. The GPS system and the Loran -C, Omega and VOR/DME navigation system were compared. In order to get information about these system the 1995 Federal Radio Navigation Plan was used. It is shown that the GPS has got the best navigation performance. A set on comparisons was made: the difference between a relative (L1) and absolute positioning; the difference between a relative (L1/CA) and absolute positioning. These comparisons were made based on data collected from an aerial photogrametric project, with ESTEIO permission. It resulted in aircraft positioning by using the difference between a relative (L1/CA) and absolute GPS positioning. In absolute positioning it was found a longitudinal error of about 30 meters, a transversal error of about 3 meters and a altitude error of about 55 meters. This numbers permit state that to aerial navigation by GPS better than the classical methods.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/1507/1261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 4, No 1 (1999)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 4, No 1 (1999)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771718875611137