RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Amanda Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Daniel Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395
Resumo: A fotogrametria usa comumente a equação da colinearidade com as rotações segundo os eixos cartesianos dadas com os ângulos de Euler. No entanto, podem ocorrer combinações desses ângulos que torna a matriz de rotação instável e as soluções podem não convergir ou serem indefinidas. Este problema, chamado de gimbal lock, é muito comum em robótica, visão por computadores e aeronáutica, quando é necessário definir a posição e orientação de uma câmara no espaço tridimensional e tem sido resolvido com a substituição dos ângulos de Euler pelo uso dos quatérnios. Este trabalho tem por objetivo usar esta solução para resolver os problemas de orientações críticas em fotogrametria nos casos de resseção espacial. Foram implementados programas com métodos iterativos e diretos com substituição dos ângulos de Euler pelos quatérnios para comparações com o métoda equação da colinearidade, usando dados de situações reais de medições obtidas com fotogrametria terrestre. Os diferentes testes e implementações efetuados mostraram as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos e comprovou que os quatérnios são mais robustos, fornecem resultados mais confiáveis e permitem cálculos de resseção espacial de fotografias em posições com ambiguidades de rotações e situações críticas de gimbal lock.
id UFPR-2_7f581e1b8733537fdec786e81ceda312
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44395
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOSGeociências; GeodésiaGimbal Lock, Quatérnios, Rotações, FotogrametriaA fotogrametria usa comumente a equação da colinearidade com as rotações segundo os eixos cartesianos dadas com os ângulos de Euler. No entanto, podem ocorrer combinações desses ângulos que torna a matriz de rotação instável e as soluções podem não convergir ou serem indefinidas. Este problema, chamado de gimbal lock, é muito comum em robótica, visão por computadores e aeronáutica, quando é necessário definir a posição e orientação de uma câmara no espaço tridimensional e tem sido resolvido com a substituição dos ângulos de Euler pelo uso dos quatérnios. Este trabalho tem por objetivo usar esta solução para resolver os problemas de orientações críticas em fotogrametria nos casos de resseção espacial. Foram implementados programas com métodos iterativos e diretos com substituição dos ângulos de Euler pelos quatérnios para comparações com o métoda equação da colinearidade, usando dados de situações reais de medições obtidas com fotogrametria terrestre. Os diferentes testes e implementações efetuados mostraram as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos e comprovou que os quatérnios são mais robustos, fornecem resultados mais confiáveis e permitem cálculos de resseção espacial de fotografias em posições com ambiguidades de rotações e situações críticas de gimbal lock.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesCAPESda Silva, Amanda Mariada Silva, Daniel Carneiro2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 21, No 4 (2015)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 21, No 4 (2015)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395/26868info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-12T16:20:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/44395Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2015-12-12T16:20:09Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
title RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
spellingShingle RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
da Silva, Amanda Maria
Geociências; Geodésia
Gimbal Lock, Quatérnios, Rotações, Fotogrametria
title_short RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
title_full RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
title_fullStr RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
title_full_unstemmed RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
title_sort RESSEÇÃO ESPACIAL EM FOTOGRAMETRIA COM QUATÉRNIOS
author da Silva, Amanda Maria
author_facet da Silva, Amanda Maria
da Silva, Daniel Carneiro
author_role author
author2 da Silva, Daniel Carneiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Amanda Maria
da Silva, Daniel Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências; Geodésia
Gimbal Lock, Quatérnios, Rotações, Fotogrametria
topic Geociências; Geodésia
Gimbal Lock, Quatérnios, Rotações, Fotogrametria
description A fotogrametria usa comumente a equação da colinearidade com as rotações segundo os eixos cartesianos dadas com os ângulos de Euler. No entanto, podem ocorrer combinações desses ângulos que torna a matriz de rotação instável e as soluções podem não convergir ou serem indefinidas. Este problema, chamado de gimbal lock, é muito comum em robótica, visão por computadores e aeronáutica, quando é necessário definir a posição e orientação de uma câmara no espaço tridimensional e tem sido resolvido com a substituição dos ângulos de Euler pelo uso dos quatérnios. Este trabalho tem por objetivo usar esta solução para resolver os problemas de orientações críticas em fotogrametria nos casos de resseção espacial. Foram implementados programas com métodos iterativos e diretos com substituição dos ângulos de Euler pelos quatérnios para comparações com o métoda equação da colinearidade, usando dados de situações reais de medições obtidas com fotogrametria terrestre. Os diferentes testes e implementações efetuados mostraram as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos e comprovou que os quatérnios são mais robustos, fornecem resultados mais confiáveis e permitem cálculos de resseção espacial de fotografias em posições com ambiguidades de rotações e situações críticas de gimbal lock.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/44395/26868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 21, No 4 (2015)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 21, No 4 (2015)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771719323353088