CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA PENHA PACHECO, ADMILSON
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ANTONIO SILVA CENTENO, JORGE, GEOVANI TAVARES DE ASSUNÇÃO, MARCIO, FARIA BOTELHO, MOSAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599
Resumo: Nos últimos anos tem se observado uma representativa evolução da tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging) na aquisição automática do MDT (Modelo Digital do Terreno) em áreas urbanas e rurais. Os métodos existentes na literatura remetem a regiões para casos específicos no hemisfério norte, onde as condições de vegetação e uso do solo são diferentes das encontradas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir métodos de classificação de dados LIDAR utilizados para a geração automática do MDT, usando osconceitos de morfologia matemática no processo de filtragem e classificação dos pontos. O processo metodológico compreendeu: definição e caracterização da área de aplicação dos testes de verificação, bem como as condições de aquisição dos dados utilizados; descrição do método denominado Filtro Morfológico; e, por fim, o método para a análise e comportamento da metodologia proposta. A qualidade dosprodutos gerados nos experimentos realizados mostrou-se satisfatória, considerando os aspectos numéricos relacionados com o erro médio e a variância das áreas testadas. Os resultados mostraram que a geração do MDT em áreas urbanas apresentou maior consistência em conseqüência, principalmente, da presença de áreas livres ao nível do terreno, favorecendo a viabilidade do uso do método de classificação.
id UFPR-2_9246bbbb3381d72cc0fa6faf85078ad5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24599
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDTGeociências; GeodésiaModelo Digital do Terreno; Morfologia Matemática; LIDAR.Nos últimos anos tem se observado uma representativa evolução da tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging) na aquisição automática do MDT (Modelo Digital do Terreno) em áreas urbanas e rurais. Os métodos existentes na literatura remetem a regiões para casos específicos no hemisfério norte, onde as condições de vegetação e uso do solo são diferentes das encontradas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir métodos de classificação de dados LIDAR utilizados para a geração automática do MDT, usando osconceitos de morfologia matemática no processo de filtragem e classificação dos pontos. O processo metodológico compreendeu: definição e caracterização da área de aplicação dos testes de verificação, bem como as condições de aquisição dos dados utilizados; descrição do método denominado Filtro Morfológico; e, por fim, o método para a análise e comportamento da metodologia proposta. A qualidade dosprodutos gerados nos experimentos realizados mostrou-se satisfatória, considerando os aspectos numéricos relacionados com o erro médio e a variância das áreas testadas. Os resultados mostraram que a geração do MDT em áreas urbanas apresentou maior consistência em conseqüência, principalmente, da presença de áreas livres ao nível do terreno, favorecendo a viabilidade do uso do método de classificação.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesCNPqDA PENHA PACHECO, ADMILSONANTONIO SILVA CENTENO, JORGEGEOVANI TAVARES DE ASSUNÇÃO, MARCIOFARIA BOTELHO, MOSAR2011-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 17, No 3 (2011)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 17, No 3 (2011)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599/16512info:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-18T10:19:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/24599Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2011-11-18T10:19:53Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
title CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
spellingShingle CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
DA PENHA PACHECO, ADMILSON
Geociências; Geodésia
Modelo Digital do Terreno; Morfologia Matemática; LIDAR.
title_short CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
title_full CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
title_fullStr CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
title_full_unstemmed CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
title_sort CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS LIDAR PARA A GERAÇÃO DO MDT
author DA PENHA PACHECO, ADMILSON
author_facet DA PENHA PACHECO, ADMILSON
ANTONIO SILVA CENTENO, JORGE
GEOVANI TAVARES DE ASSUNÇÃO, MARCIO
FARIA BOTELHO, MOSAR
author_role author
author2 ANTONIO SILVA CENTENO, JORGE
GEOVANI TAVARES DE ASSUNÇÃO, MARCIO
FARIA BOTELHO, MOSAR
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv DA PENHA PACHECO, ADMILSON
ANTONIO SILVA CENTENO, JORGE
GEOVANI TAVARES DE ASSUNÇÃO, MARCIO
FARIA BOTELHO, MOSAR
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências; Geodésia
Modelo Digital do Terreno; Morfologia Matemática; LIDAR.
topic Geociências; Geodésia
Modelo Digital do Terreno; Morfologia Matemática; LIDAR.
description Nos últimos anos tem se observado uma representativa evolução da tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging) na aquisição automática do MDT (Modelo Digital do Terreno) em áreas urbanas e rurais. Os métodos existentes na literatura remetem a regiões para casos específicos no hemisfério norte, onde as condições de vegetação e uso do solo são diferentes das encontradas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir métodos de classificação de dados LIDAR utilizados para a geração automática do MDT, usando osconceitos de morfologia matemática no processo de filtragem e classificação dos pontos. O processo metodológico compreendeu: definição e caracterização da área de aplicação dos testes de verificação, bem como as condições de aquisição dos dados utilizados; descrição do método denominado Filtro Morfológico; e, por fim, o método para a análise e comportamento da metodologia proposta. A qualidade dosprodutos gerados nos experimentos realizados mostrou-se satisfatória, considerando os aspectos numéricos relacionados com o erro médio e a variância das áreas testadas. Os resultados mostraram que a geração do MDT em áreas urbanas apresentou maior consistência em conseqüência, principalmente, da presença de áreas livres ao nível do terreno, favorecendo a viabilidade do uso do método de classificação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/24599/16512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 17, No 3 (2011)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 17, No 3 (2011)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771722364223488