AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picanço Jr., Péricles Luiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Delazari, Luciene Stamato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim de Ciências Geodésicas
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692
Resumo: Um sistema de mapeamento voluntário (VGI – Volunteer Geographic Information), é uma aplicação computacional na qual um indivíduo voluntariamente visualiza, organiza, e dissemina livremente dados e informações geográficas que podem ser usadas gratuitamente por qualquer usuário (Tulloch, 2008). O objetivo principal de um sistema VGI é permitir que um voluntário colete dados geográficos; para isso é essencial considerar, durante o processo de desenvolvimento da aplicação, a interação do usuário com os elementos da interface. Sistemas VGI como o OpenStreetMap têm diferentes processos de interação com o usuário, os quais implicam em diferentes tipos de interfaces, funcionalidades e formulários. A execução de uma tarefa, assim como o seu resultado, pode diferir dependendo do sistema utilizado. Diferentes processos de interação acarretam em diferentes experiências do usuário, e consequentemente afetam a qualidade e a confiabilidade da informação espacial coletada. O processo de interação pode também influenciar a retenção de usuários no sistema, bem como a adesão de novos voluntários. O objetivo desta pesquisa é obter um panorama de aspectos da usabilidade de sistemas VGI, especificamente na tarefa de inserção de feições geográficas, desde o acesso ao sistema até o sucesso ou falha na execução da tarefa. Para execução desta pesquisa foram realizados testes com usuários com diferentes tipos de familiaridade com os sistemas Wikimapia, OpenStreetMap, e Wikiloc, com o objetivo final de inserir uma ou mais feições geográficas nesses aplicativos.
id UFPR-2_b9fdc7c4c621f83741c0adbd61e91eca
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48692
network_acronym_str UFPR-2
network_name_str Boletim de Ciências Geodésicas
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕESUm sistema de mapeamento voluntário (VGI – Volunteer Geographic Information), é uma aplicação computacional na qual um indivíduo voluntariamente visualiza, organiza, e dissemina livremente dados e informações geográficas que podem ser usadas gratuitamente por qualquer usuário (Tulloch, 2008). O objetivo principal de um sistema VGI é permitir que um voluntário colete dados geográficos; para isso é essencial considerar, durante o processo de desenvolvimento da aplicação, a interação do usuário com os elementos da interface. Sistemas VGI como o OpenStreetMap têm diferentes processos de interação com o usuário, os quais implicam em diferentes tipos de interfaces, funcionalidades e formulários. A execução de uma tarefa, assim como o seu resultado, pode diferir dependendo do sistema utilizado. Diferentes processos de interação acarretam em diferentes experiências do usuário, e consequentemente afetam a qualidade e a confiabilidade da informação espacial coletada. O processo de interação pode também influenciar a retenção de usuários no sistema, bem como a adesão de novos voluntários. O objetivo desta pesquisa é obter um panorama de aspectos da usabilidade de sistemas VGI, especificamente na tarefa de inserção de feições geográficas, desde o acesso ao sistema até o sucesso ou falha na execução da tarefa. Para execução desta pesquisa foram realizados testes com usuários com diferentes tipos de familiaridade com os sistemas Wikimapia, OpenStreetMap, e Wikiloc, com o objetivo final de inserir uma ou mais feições geográficas nesses aplicativos.Boletim de Ciências GeodésicasBulletin of Geodetic SciencesPicanço Jr., Péricles LuizDelazari, Luciene Stamato2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 22, No 3 (2016)Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 22, No 3 (2016)1982-21701413-4853reponame:Boletim de Ciências Geodésicasinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692/29287Copyright (c) 2016 Péricles Luiz Picanço Jr., Luciene Stamato Delazarihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T20:26:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/48692Revistahttps://revistas.ufpr.br/bcgPUBhttps://revistas.ufpr.br/bcg/oaiqdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br1982-21701413-4853opendoar:2016-09-29T20:26:19Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
title AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
spellingShingle AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
Picanço Jr., Péricles Luiz
title_short AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
title_full AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
title_fullStr AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
title_sort AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE INTERFACES DE SISTEMAS VGI NA TAREFA DE INSERÇÃO DE FEIÇÕES
author Picanço Jr., Péricles Luiz
author_facet Picanço Jr., Péricles Luiz
Delazari, Luciene Stamato
author_role author
author2 Delazari, Luciene Stamato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Picanço Jr., Péricles Luiz
Delazari, Luciene Stamato
dc.subject.none.fl_str_mv

description Um sistema de mapeamento voluntário (VGI – Volunteer Geographic Information), é uma aplicação computacional na qual um indivíduo voluntariamente visualiza, organiza, e dissemina livremente dados e informações geográficas que podem ser usadas gratuitamente por qualquer usuário (Tulloch, 2008). O objetivo principal de um sistema VGI é permitir que um voluntário colete dados geográficos; para isso é essencial considerar, durante o processo de desenvolvimento da aplicação, a interação do usuário com os elementos da interface. Sistemas VGI como o OpenStreetMap têm diferentes processos de interação com o usuário, os quais implicam em diferentes tipos de interfaces, funcionalidades e formulários. A execução de uma tarefa, assim como o seu resultado, pode diferir dependendo do sistema utilizado. Diferentes processos de interação acarretam em diferentes experiências do usuário, e consequentemente afetam a qualidade e a confiabilidade da informação espacial coletada. O processo de interação pode também influenciar a retenção de usuários no sistema, bem como a adesão de novos voluntários. O objetivo desta pesquisa é obter um panorama de aspectos da usabilidade de sistemas VGI, especificamente na tarefa de inserção de feições geográficas, desde o acesso ao sistema até o sucesso ou falha na execução da tarefa. Para execução desta pesquisa foram realizados testes com usuários com diferentes tipos de familiaridade com os sistemas Wikimapia, OpenStreetMap, e Wikiloc, com o objetivo final de inserir uma ou mais feições geográficas nesses aplicativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692
url https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/48692/29287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Péricles Luiz Picanço Jr., Luciene Stamato Delazari
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Péricles Luiz Picanço Jr., Luciene Stamato Delazari
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
Bulletin of Geodetic Sciences
dc.source.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas; Vol 22, No 3 (2016)
Bulletin of Geodetic Sciences; Vol 22, No 3 (2016)
1982-2170
1413-4853
reponame:Boletim de Ciências Geodésicas
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Boletim de Ciências Geodésicas
collection Boletim de Ciências Geodésicas
repository.name.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br||qdalmolin@ufpr.br|| danielsantos@ufpr.br
_version_ 1799771719336984576