The dispute between cosmopolitan and nationalists in times of abnormal justice: A defense of cosmopolitism from Martha Nussbaum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/52235 |
Resumo: | Em tempos de justiça anormal, a gramática da justiça, capaz de inspirar reivindicações por melhores condições de vida em todo o mundo, apresenta condições igualmente anormais, em que pressuposições até então partilhadas passam a sofrer questionamentos. Neste contexto, o presente artigo parte do diagnóstico apresentado por Nancy Fraser, sobre a anormalidade do contexto atual da justiça, para refletir sobre os desafios representados pela (re)definição dos limites de inclusão/exclusão de seres humanos nesta esfera, ou seja, ao quem da justiça, apresentando como resposta teórica normativa o cosmopolitismo, tal como desenvolvido por Martha Nussbaum, no bojo de seu liberalismo igualitário das capacidades. Nesta perspectiva teórica, o cosmopolitismo se constitui como uma postura moral segundo a qual a principal lealdade moral de uma comunidade deve ser para com o ser comum da humanidade. Independente de quaisquer espécies de diferenciações moralmente irrelevantes deve-se respeitar o valor igual de todos os membros da comunidade humana, configurando-se uma proposta ético-moral a ser implementada por meio de um projeto de educação humanista e cosmopolita. |
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The dispute between cosmopolitan and nationalists in times of abnormal justice: A defense of cosmopolitism from Martha NussbaumA disputa entre cosmopolitas e nacionalistas em tempos de justiça anormal: uma defesa do cosmopolitismo a partir de Martha NussbaumCosmopolitism. Borders. Humanity. Justice. Patriotism.DireitoCosmopolitismo. Fronteiras. Humanidade. Justiça. Patriotismo.Em tempos de justiça anormal, a gramática da justiça, capaz de inspirar reivindicações por melhores condições de vida em todo o mundo, apresenta condições igualmente anormais, em que pressuposições até então partilhadas passam a sofrer questionamentos. Neste contexto, o presente artigo parte do diagnóstico apresentado por Nancy Fraser, sobre a anormalidade do contexto atual da justiça, para refletir sobre os desafios representados pela (re)definição dos limites de inclusão/exclusão de seres humanos nesta esfera, ou seja, ao quem da justiça, apresentando como resposta teórica normativa o cosmopolitismo, tal como desenvolvido por Martha Nussbaum, no bojo de seu liberalismo igualitário das capacidades. Nesta perspectiva teórica, o cosmopolitismo se constitui como uma postura moral segundo a qual a principal lealdade moral de uma comunidade deve ser para com o ser comum da humanidade. Independente de quaisquer espécies de diferenciações moralmente irrelevantes deve-se respeitar o valor igual de todos os membros da comunidade humana, configurando-se uma proposta ético-moral a ser implementada por meio de um projeto de educação humanista e cosmopolita.In times of abnormal justice, the grammar of justice, capable of inspiring claims for better living conditions throughout the world, presents equally abnormal conditions in which shared hitherto presuppositions begin to be questioned. In this context, this article starts from the diagnosis presented by Nancy Fraser on the abnormality of the current context of justice, to reflect on the challenges posed by the (re)definition of the limits of inclusion/exclusion of human beings in this sphere, the grammar of justice, that is, to the one of justice, presenting the cosmopolitanism as a normative theoretical answer, as developed by Martha Nussbaum, within the framework of its egalitarian liberalism of capacities. In this theoretical perspective, cosmopolitanism constitutes a moral posture according to which the main moral loyalty of a community must be towards the common being of humanity. Regardless of any species of morally irrelevant differentiation, the equal value of all members of the human community must be respected, constituting an ethical-moral proposal to be implemented through a humanistic, cosmopolitan education project..Nielsson, Joice Graciele2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/5223510.5380/rfdufpr.v62i3.52235Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 62, n. 3 (2017); 133-1552236-72840104-331510.5380/rfdufpr.v62i3reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/52235/34343https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/52235/35765Direitos autorais 2017 Revista da Faculdade de Direito UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T13:59:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/52235Revistahttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direitoPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/direito/oai||revistadireito@ufpr.br2236-72840104-3315opendoar:2018-07-30T13:59:49Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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