REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maliska, Marcos Augusto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wolochn, Regina Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/34864
Resumo: O objetivo deste artigo é provocar uma discussão sobre a importância do princípio da tolerância e as suas consequências na área jurídica, especialmente no Direito Constitucional. Tolerância é um conceito filosófico cuja importância tem sido identificada como fundamentalpara a resolução de problemas trazidos pelas sociedades atuais pluralistas. Pretende-se abordar a questão principalmente no contexto histórico e nas semelhanças entre tolerância e solidariedade para depois verificar a sedimentação desses princípios ao longo do tempo, especialmente na ordem jurídica brasileira. As várias guerras civis, os problemas de intolerância religiosa, a discriminaçãosexual, conflitos étnicos demonstram a crise que domina as sociedades contemporâneas, com destaque para a intensificação dessas diferenças e dos processos de exclusão. Esses problemas não podem ser resolvidos exclusivamente no âmbito privado das relações individuais, mas como eles se relacionam com a aceitação das diferenças entre os grupos sociais, a distribuição de bense o acesso às garantias jurídicas. Através dos autores pesquisados pode ser visto, ao longo do tempo, as ligações entre a tolerância e a liberdade de consciência, o desejo de igualdade e as reivindicações para a diferença. Assim, a teoria constitucional do Estado de Direito deve refletirsobre estas questões, pois os temas são constituídos como parâmetros objetivos para a realização da democracia.
id UFPR-3_ba74e09f30b9b134b234ed861df870e1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34864
network_acronym_str UFPR-3
network_name_str Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIATolerância; Democracia; Pluralismo jurídico; Teoria constitucional;O objetivo deste artigo é provocar uma discussão sobre a importância do princípio da tolerância e as suas consequências na área jurídica, especialmente no Direito Constitucional. Tolerância é um conceito filosófico cuja importância tem sido identificada como fundamentalpara a resolução de problemas trazidos pelas sociedades atuais pluralistas. Pretende-se abordar a questão principalmente no contexto histórico e nas semelhanças entre tolerância e solidariedade para depois verificar a sedimentação desses princípios ao longo do tempo, especialmente na ordem jurídica brasileira. As várias guerras civis, os problemas de intolerância religiosa, a discriminaçãosexual, conflitos étnicos demonstram a crise que domina as sociedades contemporâneas, com destaque para a intensificação dessas diferenças e dos processos de exclusão. Esses problemas não podem ser resolvidos exclusivamente no âmbito privado das relações individuais, mas como eles se relacionam com a aceitação das diferenças entre os grupos sociais, a distribuição de bense o acesso às garantias jurídicas. Através dos autores pesquisados pode ser visto, ao longo do tempo, as ligações entre a tolerância e a liberdade de consciência, o desejo de igualdade e as reivindicações para a diferença. Assim, a teoria constitucional do Estado de Direito deve refletirsobre estas questões, pois os temas são constituídos como parâmetros objetivos para a realização da democracia..Maliska, Marcos AugustoWolochn, Regina Fátima2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/3486410.5380/rfdufpr.v58i0.34864Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 58 (2013)2236-72840104-331510.5380/rfdufpr.v58i0reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/34864/21632info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-20T19:27:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/34864Revistahttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direitoPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/direito/oai||revistadireito@ufpr.br2236-72840104-3315opendoar:2013-12-20T19:27:39Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
title REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
Maliska, Marcos Augusto
Tolerância; Democracia; Pluralismo jurídico; Teoria constitucional;
title_short REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
title_full REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
title_sort REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA
author Maliska, Marcos Augusto
author_facet Maliska, Marcos Augusto
Wolochn, Regina Fátima
author_role author
author2 Wolochn, Regina Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maliska, Marcos Augusto
Wolochn, Regina Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Tolerância; Democracia; Pluralismo jurídico; Teoria constitucional;
topic Tolerância; Democracia; Pluralismo jurídico; Teoria constitucional;
description O objetivo deste artigo é provocar uma discussão sobre a importância do princípio da tolerância e as suas consequências na área jurídica, especialmente no Direito Constitucional. Tolerância é um conceito filosófico cuja importância tem sido identificada como fundamentalpara a resolução de problemas trazidos pelas sociedades atuais pluralistas. Pretende-se abordar a questão principalmente no contexto histórico e nas semelhanças entre tolerância e solidariedade para depois verificar a sedimentação desses princípios ao longo do tempo, especialmente na ordem jurídica brasileira. As várias guerras civis, os problemas de intolerância religiosa, a discriminaçãosexual, conflitos étnicos demonstram a crise que domina as sociedades contemporâneas, com destaque para a intensificação dessas diferenças e dos processos de exclusão. Esses problemas não podem ser resolvidos exclusivamente no âmbito privado das relações individuais, mas como eles se relacionam com a aceitação das diferenças entre os grupos sociais, a distribuição de bense o acesso às garantias jurídicas. Através dos autores pesquisados pode ser visto, ao longo do tempo, as ligações entre a tolerância e a liberdade de consciência, o desejo de igualdade e as reivindicações para a diferença. Assim, a teoria constitucional do Estado de Direito deve refletirsobre estas questões, pois os temas são constituídos como parâmetros objetivos para a realização da democracia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/34864
10.5380/rfdufpr.v58i0.34864
url https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/34864
identifier_str_mv 10.5380/rfdufpr.v58i0.34864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/34864/21632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv .
publisher.none.fl_str_mv .
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 58 (2013)
2236-7284
0104-3315
10.5380/rfdufpr.v58i0
reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadireito@ufpr.br
_version_ 1799766286291435520