O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros Cervi, Rejane
Data de Publicação: 1977
Outros Autores: Nonato, Antonia, Celinski, Leszek, Minini, Maria Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195
Resumo: A delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança.
id UFPR-4_000f0100f07612e3329de74ac64cf3e8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35195
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O Marquês de Pombal e a escola pública do BrasilEducaçãoHistória da Educação; Marquês de Pombal; Escola públicaEducaçãoA delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança.UFPRde Medeiros Cervi, RejaneNonato, AntoniaCelinski, LeszekMinini, Maria Irene1977-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195/21850info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:11:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/35195Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:11:25Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
title O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
spellingShingle O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
de Medeiros Cervi, Rejane
Educação
História da Educação; Marquês de Pombal; Escola pública
Educação
title_short O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
title_full O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
title_fullStr O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
title_full_unstemmed O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
title_sort O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
author de Medeiros Cervi, Rejane
author_facet de Medeiros Cervi, Rejane
Nonato, Antonia
Celinski, Leszek
Minini, Maria Irene
author_role author
author2 Nonato, Antonia
Celinski, Leszek
Minini, Maria Irene
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros Cervi, Rejane
Nonato, Antonia
Celinski, Leszek
Minini, Maria Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História da Educação; Marquês de Pombal; Escola pública
Educação
topic Educação
História da Educação; Marquês de Pombal; Escola pública
Educação
description A delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195/21850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70
Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70
Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894860201984