O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil
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Data de Publicação: | 1977 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195 |
Resumo: | A delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança. |
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O Marquês de Pombal e a escola pública do BrasilEducaçãoHistória da Educação; Marquês de Pombal; Escola públicaEducaçãoA delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança.UFPRde Medeiros Cervi, RejaneNonato, AntoniaCelinski, LeszekMinini, Maria Irene1977-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-70Educar em Revista; v. 1, n. 1 (1977); p. 37-701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35195/21850info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:11:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/35195Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:11:25Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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