Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Valeska Maria Fortes
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: de Oliveira, Vânia Fortes, Fabrício, Laura Elise de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146
Resumo: A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como ferramentas, mas também como dispositivos que dão voz e imagens as leituras de realidades e, mais especificamente, à investigação no território das ciências sociais. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais, onde nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Temos trabalhado com um projeto interinstitucional e transdisciplinar, porque sendo de lugares diferentes e desconhecidos, também, e principalmente, aprendemos muito destes e com estes. A experiência de investigação em rede é, uma das grandes aprendizagens que temos feito, na perspectiva de melhor compreensão do que estamos chamando de imaginários docentes. Nossa abordagem de investigação/ formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional. Images in the research into teachers: verbal and the photograph Abstract The proposal of this text is to think oral and the photograph as instruments, but also as devices that give voice and images for the readings of realities and, more specifically to the inquiry in the territory of social sciences. Our place of speaks is of social sciences where, our more specific envolvement in the field of the research is of the education. We have worked with a interinstitucional project and to transdisciplinar, because being of different and unknown places, also and, mainly, we learn very of these and with these. The experience of inquiry in net is, one of the great learnings that we have fact, in the perspective of better understanding that we are calling imaginary professors. Our boarding of inquiry/formation with professors privileges the work of the memory, capable to reconstruct images and subjetivities of subjetivação, resignifying the trajectories of personal and professional life.
id UFPR-4_071d82cf7c0242d40a97ab66b58d6f57
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2146
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografiaImagens; história oral; fotografia; memórias; professores; Imagines, oral history; fotographycs; memories; professors. A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como ferramentas, mas também como dispositivos que dão voz e imagens as leituras de realidades e, mais especificamente, à investigação no território das ciências sociais. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais, onde nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Temos trabalhado com um projeto interinstitucional e transdisciplinar, porque sendo de lugares diferentes e desconhecidos, também, e principalmente, aprendemos muito destes e com estes. A experiência de investigação em rede é, uma das grandes aprendizagens que temos feito, na perspectiva de melhor compreensão do que estamos chamando de imaginários docentes. Nossa abordagem de investigação/ formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional. Images in the research into teachers: verbal and the photograph Abstract The proposal of this text is to think oral and the photograph as instruments, but also as devices that give voice and images for the readings of realities and, more specifically to the inquiry in the territory of social sciences. Our place of speaks is of social sciences where, our more specific envolvement in the field of the research is of the education. We have worked with a interinstitucional project and to transdisciplinar, because being of different and unknown places, also and, mainly, we learn very of these and with these. The experience of inquiry in net is, one of the great learnings that we have fact, in the perspective of better understanding that we are calling imaginary professors. Our boarding of inquiry/formation with professors privileges the work of the memory, capable to reconstruct images and subjetivities of subjetivação, resignifying the trajectories of personal and professional life. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-174Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-174Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-1741984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146/1798https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146/31272de Oliveira, Valeska Maria Fortesde Oliveira, Vânia FortesFabrício, Laura Elise de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2146Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
title Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
spellingShingle Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
de Oliveira, Valeska Maria Fortes
Imagens; história oral; fotografia; memórias; professores; Imagines, oral history; fotographycs; memories; professors.
title_short Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
title_full Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
title_fullStr Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
title_full_unstemmed Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
title_sort Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
author de Oliveira, Valeska Maria Fortes
author_facet de Oliveira, Valeska Maria Fortes
de Oliveira, Vânia Fortes
Fabrício, Laura Elise de Oliveira
author_role author
author2 de Oliveira, Vânia Fortes
Fabrício, Laura Elise de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Valeska Maria Fortes
de Oliveira, Vânia Fortes
Fabrício, Laura Elise de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens; história oral; fotografia; memórias; professores; Imagines, oral history; fotographycs; memories; professors.
topic Imagens; história oral; fotografia; memórias; professores; Imagines, oral history; fotographycs; memories; professors.
description A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como ferramentas, mas também como dispositivos que dão voz e imagens as leituras de realidades e, mais especificamente, à investigação no território das ciências sociais. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais, onde nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Temos trabalhado com um projeto interinstitucional e transdisciplinar, porque sendo de lugares diferentes e desconhecidos, também, e principalmente, aprendemos muito destes e com estes. A experiência de investigação em rede é, uma das grandes aprendizagens que temos feito, na perspectiva de melhor compreensão do que estamos chamando de imaginários docentes. Nossa abordagem de investigação/ formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional. Images in the research into teachers: verbal and the photograph Abstract The proposal of this text is to think oral and the photograph as instruments, but also as devices that give voice and images for the readings of realities and, more specifically to the inquiry in the territory of social sciences. Our place of speaks is of social sciences where, our more specific envolvement in the field of the research is of the education. We have worked with a interinstitucional project and to transdisciplinar, because being of different and unknown places, also and, mainly, we learn very of these and with these. The experience of inquiry in net is, one of the great learnings that we have fact, in the perspective of better understanding that we are calling imaginary professors. Our boarding of inquiry/formation with professors privileges the work of the memory, capable to reconstruct images and subjetivities of subjetivação, resignifying the trajectories of personal and professional life.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146/1798
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2146/31272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-174
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-174
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 151-174
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898117079040