Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pires, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134
Resumo: Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From “natural” knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge.
id UFPR-4_073e5ce9a680fd9b00bff6c4c745a4b3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2134
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradoresensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process. Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From “natural” knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-2691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/1786https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/31312Pires, Luiz FernandoPires, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2134Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
title Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
spellingShingle Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
Pires, Luiz Fernando
ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process.
title_short Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
title_full Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
title_fullStr Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
title_full_unstemmed Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
title_sort Do saber “natural” ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
author Pires, Luiz Fernando
author_facet Pires, Luiz Fernando
Pires, Carlos Henrique
author_role author
author2 Pires, Carlos Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Luiz Fernando
Pires, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process.
topic ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process.
description Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From “natural” knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/1786
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/31312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893518024704