Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134 |
Resumo: | Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From natural knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge. |
id |
UFPR-4_073e5ce9a680fd9b00bff6c4c745a4b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2134 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradoresensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process. Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From natural knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-2691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/1786https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/31312Pires, Luiz FernandoPires, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2134Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
title |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
spellingShingle |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores Pires, Luiz Fernando ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process. |
title_short |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
title_full |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
title_fullStr |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
title_full_unstemmed |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
title_sort |
Do saber natural ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores |
author |
Pires, Luiz Fernando |
author_facet |
Pires, Luiz Fernando Pires, Carlos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Carlos Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Luiz Fernando Pires, Carlos Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process. |
topic |
ensino de física; objetos geradores; processo dialógico; physics teaching; generator objects; dialogical process. |
description |
Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico. From natural knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects Abstract During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/1786 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2134/31312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 261-269 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893518024704 |