Alfabetização e ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cagliari, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097
Resumo: A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos. Literacy and orthography Abstract Spelling used to be one of the primary goals in the Brazilian Cartilha teaching methodology. With new approaches to literacy process in the past twenty years, the old Cartilha method is no more in use. On the other hand, teaching of spelling has been withdrawn from literacy activities. This procedure is misleading and it represents a serious problem for teachers and students. Without the old rigid methodology to literacy teachers, and with a lack of information to understand orthography nature and uses of orthography, teaching became chaotic, in this respect. This paper aims to report basic notions that characterise orthography as a special writing phenomenon, and at the same time to show methodological suggestions on how to deal with spelling in this new educational context.
id UFPR-4_07daa50613e7f167b52cb9f135515022
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2097
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Alfabetização e ortografiaalfabetização; ortografia; ensino e aprendizagem; spelling; orthography; literacy. A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos. Literacy and orthography Abstract Spelling used to be one of the primary goals in the Brazilian Cartilha teaching methodology. With new approaches to literacy process in the past twenty years, the old Cartilha method is no more in use. On the other hand, teaching of spelling has been withdrawn from literacy activities. This procedure is misleading and it represents a serious problem for teachers and students. Without the old rigid methodology to literacy teachers, and with a lack of information to understand orthography nature and uses of orthography, teaching became chaotic, in this respect. This paper aims to report basic notions that characterise orthography as a special writing phenomenon, and at the same time to show methodological suggestions on how to deal with spelling in this new educational context. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-58Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-58Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097/1749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097/31241Cagliari, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2097Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e ortografia
title Alfabetização e ortografia
spellingShingle Alfabetização e ortografia
Cagliari, Luiz Carlos
alfabetização; ortografia; ensino e aprendizagem; spelling; orthography; literacy.
title_short Alfabetização e ortografia
title_full Alfabetização e ortografia
title_fullStr Alfabetização e ortografia
title_full_unstemmed Alfabetização e ortografia
title_sort Alfabetização e ortografia
author Cagliari, Luiz Carlos
author_facet Cagliari, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cagliari, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização; ortografia; ensino e aprendizagem; spelling; orthography; literacy.
topic alfabetização; ortografia; ensino e aprendizagem; spelling; orthography; literacy.
description A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos. Literacy and orthography Abstract Spelling used to be one of the primary goals in the Brazilian Cartilha teaching methodology. With new approaches to literacy process in the past twenty years, the old Cartilha method is no more in use. On the other hand, teaching of spelling has been withdrawn from literacy activities. This procedure is misleading and it represents a serious problem for teachers and students. Without the old rigid methodology to literacy teachers, and with a lack of information to understand orthography nature and uses of orthography, teaching became chaotic, in this respect. This paper aims to report basic notions that characterise orthography as a special writing phenomenon, and at the same time to show methodological suggestions on how to deal with spelling in this new educational context.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097/1749
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2097/31241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-58
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-58
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 43-58
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897031802880