Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471
Resumo: As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.
id UFPR-4_0834decef1bca15ed3ec766e13b6e64b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/6471
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambientalEnvironmental education epistemic-methodological fundamentsrelações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental educationAs relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.Society-nature relations are contextualized from the organismic and mechanical analogies to the focus of an environmental epistemology, on the face of the current western civilization crisis; in that respect, the complexity paradigm ensures overcoming the sustainable development ambiguities in view of a proper socioenvironmental sustainability – thus ensuing Environmental Education practices critically orientated under a new pedagogy of knowledge, which demands both new learnings and new relations among individuals, so as between society and nature, in compliance with a Responsibility Ethics.UFPR2006-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/4660https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/31466Carneiro, Sônia Maria Marchioratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:11:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/6471Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:11:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
Environmental education epistemic-methodological fundaments
title Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
spellingShingle Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education
title_short Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
title_full Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
title_fullStr Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
title_full_unstemmed Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
title_sort Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
author Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_facet Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
dc.subject.por.fl_str_mv relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education
topic relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education
description As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/4660
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/31466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897081085952