Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471 |
Resumo: | As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade. |
id |
UFPR-4_0834decef1bca15ed3ec766e13b6e64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/6471 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambientalEnvironmental education epistemic-methodological fundamentsrelações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental educationAs relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.Society-nature relations are contextualized from the organismic and mechanical analogies to the focus of an environmental epistemology, on the face of the current western civilization crisis; in that respect, the complexity paradigm ensures overcoming the sustainable development ambiguities in view of a proper socioenvironmental sustainability thus ensuing Environmental Education practices critically orientated under a new pedagogy of knowledge, which demands both new learnings and new relations among individuals, so as between society and nature, in compliance with a Responsibility Ethics.UFPR2006-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/4660https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/31466Carneiro, Sônia Maria Marchioratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:11:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/6471Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:11:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Environmental education epistemic-methodological fundaments |
title |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
spellingShingle |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Carneiro, Sônia Maria Marchiorato relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education |
title_short |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
title_full |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
title_fullStr |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
title_sort |
Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental |
author |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
author_facet |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education |
topic |
relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education |
description |
As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/4660 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471/31466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35 Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35 Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 17-35 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897081085952 |