Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471
Resumo: O artigo busca traçar algumas reflexões em torno da relação entre inventários e sensibilidades urbanas, tomando como base os desdobramentos do projeto “Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do bairro Benfica (CE)”, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM)/ Universidade Federal do Ceará (UFC)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao identificar e documentar práticas, usos, apropriações e sentidos atribuídos por distintos sujeitos que estão ligados direta ou indiretamente aos espaços do bairro Benfica, diferentes sensibilidades foram acionadas revelando a história, a memória e o patrimônio da cidade. A aplicabilidade do inventário levantou a necessidade de problematizar a experiência sensível da urbe – marcas de outras temporalidades –, manifestada em sua materialidade e subjetividade. Nesta perspectiva, os inventários constituem-se como um exercício privilegiado de aprendizado no qual o dever da história e o lugar da memória, consubstanciados ao ensino da história, contribuem para desnaturalizar os usos do passado e o patrimônio da cidade. Com isso, o artigo aborda as potencialidades do inventário como recurso metodológico para a produção de conhecimento histórico e educação dos sentidos.
id UFPR-4_178069d3b67ff09b1186b488426d388c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/43471
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanasInventários; patrimônio cultural; memória; sensibilidades urbanasO artigo busca traçar algumas reflexões em torno da relação entre inventários e sensibilidades urbanas, tomando como base os desdobramentos do projeto “Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do bairro Benfica (CE)”, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM)/ Universidade Federal do Ceará (UFC)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao identificar e documentar práticas, usos, apropriações e sentidos atribuídos por distintos sujeitos que estão ligados direta ou indiretamente aos espaços do bairro Benfica, diferentes sensibilidades foram acionadas revelando a história, a memória e o patrimônio da cidade. A aplicabilidade do inventário levantou a necessidade de problematizar a experiência sensível da urbe – marcas de outras temporalidades –, manifestada em sua materialidade e subjetividade. Nesta perspectiva, os inventários constituem-se como um exercício privilegiado de aprendizado no qual o dever da história e o lugar da memória, consubstanciados ao ensino da história, contribuem para desnaturalizar os usos do passado e o patrimônio da cidade. Com isso, o artigo aborda as potencialidades do inventário como recurso metodológico para a produção de conhecimento histórico e educação dos sentidos.UFPRNogueira, Antonio Gilberto Ramos2015-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-53Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-53Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-531984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471/26994https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471/30269info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/43471Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
title Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
spellingShingle Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Inventários; patrimônio cultural; memória; sensibilidades urbanas
title_short Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
title_full Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
title_fullStr Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
title_full_unstemmed Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
title_sort Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas
author Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
author_facet Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Inventários; patrimônio cultural; memória; sensibilidades urbanas
topic Inventários; patrimônio cultural; memória; sensibilidades urbanas
description O artigo busca traçar algumas reflexões em torno da relação entre inventários e sensibilidades urbanas, tomando como base os desdobramentos do projeto “Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do bairro Benfica (CE)”, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM)/ Universidade Federal do Ceará (UFC)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao identificar e documentar práticas, usos, apropriações e sentidos atribuídos por distintos sujeitos que estão ligados direta ou indiretamente aos espaços do bairro Benfica, diferentes sensibilidades foram acionadas revelando a história, a memória e o patrimônio da cidade. A aplicabilidade do inventário levantou a necessidade de problematizar a experiência sensível da urbe – marcas de outras temporalidades –, manifestada em sua materialidade e subjetividade. Nesta perspectiva, os inventários constituem-se como um exercício privilegiado de aprendizado no qual o dever da história e o lugar da memória, consubstanciados ao ensino da história, contribuem para desnaturalizar os usos do passado e o patrimônio da cidade. Com isso, o artigo aborda as potencialidades do inventário como recurso metodológico para a produção de conhecimento histórico e educação dos sentidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471/26994
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43471/30269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-53
Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-53
Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 37-53
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902591352832