O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255 |
Resumo: | Fundamentadas em pressupostos teóricos sobre cultura digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, formação e trabalho docente em cursos superiores, investigamos como o professor que leciona em cursos de licenciatura, trata o uso do celular pelo aluno na aula, o que pensa sobre aula com tecnologias e sobre m-learning. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de questionário, respondido por 48 professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública paulista. Utilizando o método de análise de conteúdo, discutimos os resultados nos eixos: o celular na aula e seus desdobramentos; a docência universitária em tempos de TDIC; a formação para o uso das TDIC propiciada aos estudantes. Constatamos que o uso do celular em aula presencial é liberado por 68,8% dos professores e proibido por 31,2% e aqueles que não proíbem, intervêm, buscando conscientizar o aluno quanto ao uso, que incomoda o professor quando não faz parte do planejamento ou atrapalha a aula. Prevalece a compreensão de que a decisão diante das situações envolvendo o uso do celular na aula é do professor. O PowerPoint é o que os professores informaram utilizar mais em suas aulas e nenhuma menção foi feita ao m-learning ou aspectos a ele relacionados. Quanto à formação para o uso das TDIC, predomina o entendimento de que os cursos de licenciatura não promovem essa formação, embora tenham disciplina obrigatória voltada a propiciá-la. |
id |
UFPR-4_22fa318a34e844cfde8399d74c8c09ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84255 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?Humanas/EducaçãoEnsino Superior; formação de professores; tecnologias móveis; celularEducação e tecnologiasFundamentadas em pressupostos teóricos sobre cultura digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, formação e trabalho docente em cursos superiores, investigamos como o professor que leciona em cursos de licenciatura, trata o uso do celular pelo aluno na aula, o que pensa sobre aula com tecnologias e sobre m-learning. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de questionário, respondido por 48 professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública paulista. Utilizando o método de análise de conteúdo, discutimos os resultados nos eixos: o celular na aula e seus desdobramentos; a docência universitária em tempos de TDIC; a formação para o uso das TDIC propiciada aos estudantes. Constatamos que o uso do celular em aula presencial é liberado por 68,8% dos professores e proibido por 31,2% e aqueles que não proíbem, intervêm, buscando conscientizar o aluno quanto ao uso, que incomoda o professor quando não faz parte do planejamento ou atrapalha a aula. Prevalece a compreensão de que a decisão diante das situações envolvendo o uso do celular na aula é do professor. O PowerPoint é o que os professores informaram utilizar mais em suas aulas e nenhuma menção foi feita ao m-learning ou aspectos a ele relacionados. Quanto à formação para o uso das TDIC, predomina o entendimento de que os cursos de licenciatura não promovem essa formação, embora tenham disciplina obrigatória voltada a propiciá-la.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes)Lopes, Rosemara PerpétuaFürkotter, Monica2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84255Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84255Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e842551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255/50859Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/84255Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
title |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
spellingShingle |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? Lopes, Rosemara Perpétua Humanas/Educação Ensino Superior; formação de professores; tecnologias móveis; celular Educação e tecnologias |
title_short |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
title_full |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
title_fullStr |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
title_full_unstemmed |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
title_sort |
O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio? |
author |
Lopes, Rosemara Perpétua |
author_facet |
Lopes, Rosemara Perpétua Fürkotter, Monica |
author_role |
author |
author2 |
Fürkotter, Monica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosemara Perpétua Fürkotter, Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanas/Educação Ensino Superior; formação de professores; tecnologias móveis; celular Educação e tecnologias |
topic |
Humanas/Educação Ensino Superior; formação de professores; tecnologias móveis; celular Educação e tecnologias |
description |
Fundamentadas em pressupostos teóricos sobre cultura digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, formação e trabalho docente em cursos superiores, investigamos como o professor que leciona em cursos de licenciatura, trata o uso do celular pelo aluno na aula, o que pensa sobre aula com tecnologias e sobre m-learning. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de questionário, respondido por 48 professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública paulista. Utilizando o método de análise de conteúdo, discutimos os resultados nos eixos: o celular na aula e seus desdobramentos; a docência universitária em tempos de TDIC; a formação para o uso das TDIC propiciada aos estudantes. Constatamos que o uso do celular em aula presencial é liberado por 68,8% dos professores e proibido por 31,2% e aqueles que não proíbem, intervêm, buscando conscientizar o aluno quanto ao uso, que incomoda o professor quando não faz parte do planejamento ou atrapalha a aula. Prevalece a compreensão de que a decisão diante das situações envolvendo o uso do celular na aula é do professor. O PowerPoint é o que os professores informaram utilizar mais em suas aulas e nenhuma menção foi feita ao m-learning ou aspectos a ele relacionados. Quanto à formação para o uso das TDIC, predomina o entendimento de que os cursos de licenciatura não promovem essa formação, embora tenham disciplina obrigatória voltada a propiciá-la. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84255/50859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84255 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84255 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e84255 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900823453696 |