As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cecília Marins de
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164
Resumo: A idéia de alfabetizar nasceu na Europa. em pleno Renascimento, quando protestantes e católicos disputavam o domínio da fé, tentando atrair o maior número de adéptos, em torno de suas verdades. O instrumento usado pela Reforma Protestante foi a instrução, utilizando-se a alfabetização para a leitura da Bíblia. Dessa idéia original, difundiu-se o aprendizado de ler, escrever e contar, em todo o mundo europeu e nas terras de sua dominação.
id UFPR-4_25d2f5a619557eba3afd1be308362f1b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36164
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928EducaçãoEducaçãoEducaçãoA idéia de alfabetizar nasceu na Europa. em pleno Renascimento, quando protestantes e católicos disputavam o domínio da fé, tentando atrair o maior número de adéptos, em torno de suas verdades. O instrumento usado pela Reforma Protestante foi a instrução, utilizando-se a alfabetização para a leitura da Bíblia. Dessa idéia original, difundiu-se o aprendizado de ler, escrever e contar, em todo o mundo europeu e nas terras de sua dominação.UFPROliveira, Maria Cecília Marins de1989-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-58Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-58Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164/22316https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164/30490info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:17:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/36164Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:17:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
title As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
spellingShingle As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
Oliveira, Maria Cecília Marins de
Educação
Educação
Educação
title_short As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
title_full As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
title_fullStr As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
title_full_unstemmed As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
title_sort As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928
author Oliveira, Maria Cecília Marins de
author_facet Oliveira, Maria Cecília Marins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Cecília Marins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description A idéia de alfabetizar nasceu na Europa. em pleno Renascimento, quando protestantes e católicos disputavam o domínio da fé, tentando atrair o maior número de adéptos, em torno de suas verdades. O instrumento usado pela Reforma Protestante foi a instrução, utilizando-se a alfabetização para a leitura da Bíblia. Dessa idéia original, difundiu-se o aprendizado de ler, escrever e contar, em todo o mundo europeu e nas terras de sua dominação.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164/22316
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36164/30490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-58
Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-58
Educar em Revista; v. 8, n. 8 (1989); p. 43-58
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895516610560