Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria de Fátima Quintal de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Jusamara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588
Resumo: O Dossiê, que ora apresentamos ao leitor, organizou-se em torno do eixo temático Educação, Cotidiano e Participação: Desafios e contribuições para a formação, levando em conta os desafios atuais enfrentados nos diversos contextos de formação. Além disso, buscou também identificar contribuições epistemológicas para esse processo de formação e para compreender a participação cotidiana e cidadã, presentes nos diferentes trabalhos de investigação aqui tratados. Os autores dispuseram-se, dessa maneira, a construir intersecções entre o seu campo de pesquisa e a área da educação, nos componentes pedagógico-formativos, enfatizando as dimensões da participação que se expressam e têm visibilidade no cotidiano educacional. Os trabalhos propostos reúnem produções teórico-empíricas resultantes das linhas de pesquisa e de atuação dos diversos autores que, em seus programas de pós-graduação e em seus grupos de investigação e trabalhos de formação, têm contribuído para o aprofundamento teórico-conceitual na temática apresentada neste dossiê. O recorte teórico-epistemológico adotado pelos(as) autores(as) fundamenta-se no campo de suas produções bibliográficas e das linhas de investigação que desenvolvem em diferentes campos, como a educação, psicologia social e direitos humanos, sociologia da educação, participação comunitária e cidadã, educação musical, psicologia comunitária e política. 
id UFPR-4_29c0dd7dbbb89d7d9b97a47c4ee4d963
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36588
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEducaçãoO Dossiê, que ora apresentamos ao leitor, organizou-se em torno do eixo temático Educação, Cotidiano e Participação: Desafios e contribuições para a formação, levando em conta os desafios atuais enfrentados nos diversos contextos de formação. Além disso, buscou também identificar contribuições epistemológicas para esse processo de formação e para compreender a participação cotidiana e cidadã, presentes nos diferentes trabalhos de investigação aqui tratados. Os autores dispuseram-se, dessa maneira, a construir intersecções entre o seu campo de pesquisa e a área da educação, nos componentes pedagógico-formativos, enfatizando as dimensões da participação que se expressam e têm visibilidade no cotidiano educacional. Os trabalhos propostos reúnem produções teórico-empíricas resultantes das linhas de pesquisa e de atuação dos diversos autores que, em seus programas de pós-graduação e em seus grupos de investigação e trabalhos de formação, têm contribuído para o aprofundamento teórico-conceitual na temática apresentada neste dossiê. O recorte teórico-epistemológico adotado pelos(as) autores(as) fundamenta-se no campo de suas produções bibliográficas e das linhas de investigação que desenvolvem em diferentes campos, como a educação, psicologia social e direitos humanos, sociologia da educação, participação comunitária e cidadã, educação musical, psicologia comunitária e política. UFPRFreitas, Maria de Fátima Quintal deSouza, Jusamara2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-18Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588/23124https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588/30632info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/36588Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Freitas, Maria de Fátima Quintal de
Educação
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Freitas, Maria de Fátima Quintal de
author_facet Freitas, Maria de Fátima Quintal de
Souza, Jusamara
author_role author
author2 Souza, Jusamara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de
Souza, Jusamara
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O Dossiê, que ora apresentamos ao leitor, organizou-se em torno do eixo temático Educação, Cotidiano e Participação: Desafios e contribuições para a formação, levando em conta os desafios atuais enfrentados nos diversos contextos de formação. Além disso, buscou também identificar contribuições epistemológicas para esse processo de formação e para compreender a participação cotidiana e cidadã, presentes nos diferentes trabalhos de investigação aqui tratados. Os autores dispuseram-se, dessa maneira, a construir intersecções entre o seu campo de pesquisa e a área da educação, nos componentes pedagógico-formativos, enfatizando as dimensões da participação que se expressam e têm visibilidade no cotidiano educacional. Os trabalhos propostos reúnem produções teórico-empíricas resultantes das linhas de pesquisa e de atuação dos diversos autores que, em seus programas de pós-graduação e em seus grupos de investigação e trabalhos de formação, têm contribuído para o aprofundamento teórico-conceitual na temática apresentada neste dossiê. O recorte teórico-epistemológico adotado pelos(as) autores(as) fundamenta-se no campo de suas produções bibliográficas e das linhas de investigação que desenvolvem em diferentes campos, como a educação, psicologia social e direitos humanos, sociologia da educação, participação comunitária e cidadã, educação musical, psicologia comunitária e política. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588/23124
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36588/30632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-18
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-18
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 15-18
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896023072768