Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveri, Fernanda Theodoro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Maria Walburga dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754
Resumo: A revista “Cirandinha” circulou no Brasil nos anos de 1950 e tinha como objetivo a instrução e a diversão de meninas. Durante cerca de uma década, essa publicação veiculou maneiras específicas de ser, de sentir e de se comportar às leitoras, participando da educação da infância. Este artigo discute uma das histórias em quadrinhos publicadas pela ilustradora Giselda Melo, da personagem Caxuxa, uma menina negra. Os objetivos são identificar e analisar os processos históricos-pedagógicos de educação do corpo infantil, tendo como perspectiva as representações da infância nos textos e nas imagens da revista. As peripécias da personagem Caxuxa, manifestadas em seus gestos, falas e comportamentos, permitem uma discussão, no âmbito da história cultural, de suas ambiguidades, rupturas e contradições em relação aos valores e às lições moralizantes difundidos em outras seções da revista. Como resultado, conclui-se que Caxuxa é uma personagem expressiva para a compreensão dos processos educativos mais amplos que se inscrevem sob os corpos na infância.
id UFPR-4_2c916892fb32406f1f71f2902781f896
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76754
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)Educação; História CulturalEducação do corpo; infância; revistas infantis.A revista “Cirandinha” circulou no Brasil nos anos de 1950 e tinha como objetivo a instrução e a diversão de meninas. Durante cerca de uma década, essa publicação veiculou maneiras específicas de ser, de sentir e de se comportar às leitoras, participando da educação da infância. Este artigo discute uma das histórias em quadrinhos publicadas pela ilustradora Giselda Melo, da personagem Caxuxa, uma menina negra. Os objetivos são identificar e analisar os processos históricos-pedagógicos de educação do corpo infantil, tendo como perspectiva as representações da infância nos textos e nas imagens da revista. As peripécias da personagem Caxuxa, manifestadas em seus gestos, falas e comportamentos, permitem uma discussão, no âmbito da história cultural, de suas ambiguidades, rupturas e contradições em relação aos valores e às lições moralizantes difundidos em outras seções da revista. Como resultado, conclui-se que Caxuxa é uma personagem expressiva para a compreensão dos processos educativos mais amplos que se inscrevem sob os corpos na infância.UFPRRoveri, Fernanda TheodoroSantos, Maria Walburga dos2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754/44530https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754/44531Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/76754Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
title Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
spellingShingle Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
Roveri, Fernanda Theodoro
Educação; História Cultural
Educação do corpo; infância; revistas infantis.
title_short Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
title_full Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
title_fullStr Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
title_full_unstemmed Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
title_sort Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)
author Roveri, Fernanda Theodoro
author_facet Roveri, Fernanda Theodoro
Santos, Maria Walburga dos
author_role author
author2 Santos, Maria Walburga dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roveri, Fernanda Theodoro
Santos, Maria Walburga dos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História Cultural
Educação do corpo; infância; revistas infantis.
topic Educação; História Cultural
Educação do corpo; infância; revistas infantis.
description A revista “Cirandinha” circulou no Brasil nos anos de 1950 e tinha como objetivo a instrução e a diversão de meninas. Durante cerca de uma década, essa publicação veiculou maneiras específicas de ser, de sentir e de se comportar às leitoras, participando da educação da infância. Este artigo discute uma das histórias em quadrinhos publicadas pela ilustradora Giselda Melo, da personagem Caxuxa, uma menina negra. Os objetivos são identificar e analisar os processos históricos-pedagógicos de educação do corpo infantil, tendo como perspectiva as representações da infância nos textos e nas imagens da revista. As peripécias da personagem Caxuxa, manifestadas em seus gestos, falas e comportamentos, permitem uma discussão, no âmbito da história cultural, de suas ambiguidades, rupturas e contradições em relação aos valores e às lições moralizantes difundidos em outras seções da revista. Como resultado, conclui-se que Caxuxa é uma personagem expressiva para a compreensão dos processos educativos mais amplos que se inscrevem sob os corpos na infância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754/44530
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76754/44531
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899752857600