Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674 |
Resumo: | Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento. |
id |
UFPR-4_2e2bec0fab02629c2a0ab7f20c4f6b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67674 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.UFPRCNPq, da CAPES, da FAPESC / UDESC e da UFPR.de Souza, GizeleGaspar da Silva, Vera Lucia2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674/39569Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/67674Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
title |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
spellingShingle |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) de Souza, Gizele |
title_short |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
title_full |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
title_fullStr |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
title_full_unstemmed |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
title_sort |
Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) |
author |
de Souza, Gizele |
author_facet |
de Souza, Gizele Gaspar da Silva, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar da Silva, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq, da CAPES, da FAPESC / UDESC e da UFPR. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Gizele Gaspar da Silva, Vera Lucia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674/39569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50 Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50 Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892257636352 |