Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Gizele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gaspar da Silva, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674
Resumo: Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um  artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.
id UFPR-4_2e2bec0fab02629c2a0ab7f20c4f6b36
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67674
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um  artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.UFPRCNPq, da CAPES, da FAPESC / UDESC e da UFPR.de Souza, GizeleGaspar da Silva, Vera Lucia2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674/39569Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/67674Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
title Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
spellingShingle Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
de Souza, Gizele
title_short Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
title_full Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
title_fullStr Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
title_full_unstemmed Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
title_sort Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX)
author de Souza, Gizele
author_facet de Souza, Gizele
Gaspar da Silva, Vera Lucia
author_role author
author2 Gaspar da Silva, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, da CAPES, da FAPESC / UDESC e da UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Gizele
Gaspar da Silva, Vera Lucia
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem eminvestigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramosna identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária.Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um  artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67674/39569
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 31-50
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892257636352