A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rosane Duarte
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133
Resumo: Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igrejaescola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida. The functions of church school in the process of Alta Floresta colonization – Mato Grosso Abstract This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land.
id UFPR-4_32cb4067bb15a89b9f25d56fc36f7ff9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2133
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grossohistória; colonos; escola-igreja; history; colonists; school-church. Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igrejaescola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida. The functions of church school in the process of Alta Floresta colonization – Mato Grosso Abstract This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-260Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-260Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-2601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133/1785https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133/31311Rosa, Rosane Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2133Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
title A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
spellingShingle A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
Rosa, Rosane Duarte
história; colonos; escola-igreja; history; colonists; school-church.
title_short A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
title_full A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
title_fullStr A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
title_full_unstemmed A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
title_sort A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta – Mato Grosso
author Rosa, Rosane Duarte
author_facet Rosa, Rosane Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rosane Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv história; colonos; escola-igreja; history; colonists; school-church.
topic história; colonos; escola-igreja; history; colonists; school-church.
description Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igrejaescola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida. The functions of church school in the process of Alta Floresta colonization – Mato Grosso Abstract This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133/1785
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2133/31311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-260
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-260
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 243-260
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893478178816