Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bencostta, Marcus Levy Bencostta
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de dis­cussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempe­nharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.
id UFPR-4_33d9f277dee75e36d8da563543c77996
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/33289
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XXO objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de dis­cussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempe­nharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.UFPRBencostta, Marcus Levy Bencostta2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-38Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-38Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289/20942https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289/30731info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/33289Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
title Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
spellingShingle Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
Bencostta, Marcus Levy Bencostta
title_short Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
title_full Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
title_fullStr Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
title_full_unstemmed Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
title_sort Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX
author Bencostta, Marcus Levy Bencostta
author_facet Bencostta, Marcus Levy Bencostta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bencostta, Marcus Levy Bencostta
dc.subject.none.fl_str_mv


description O objetivo deste artigo é investigar a história do mobiliário escolar enquanto componente de uma modernidade que tem como um dos seus focos de dis­cussão os discursos e os projetos idealizados pelos arquitetos. Esta é a uma tentativa de tentar enxergá-los como autênticas peças de investigação que facilitam a compreensão de uma das faces da cultura material escolar. Com o presente tema coloco em cena a valorização do papel desses profissionais, muitos deles desconhecidos da historiografia da educação, que juntos com educadores e médicos pensaram caminhos possíveis para uma escola que almejava ser moderna. Assim, concentrarei minhas análises na realidade do ocidente europeu da primeira metade do século XX e o papel que desempe­nharam alguns arquitetos franceses como protagonistas na configuração de um mobiliário que procurava alcançar demandas que favorecessem a saúde e a aprendizagem dos alunos em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289/20942
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33289/30731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-38
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-38
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 19-38
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902004150272