É possível a volta para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lígia Costa
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053
Resumo: Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar. Abstract This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept “culturaly unbeatable” is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed.
id UFPR-4_33f2aa7654a477ba36e540bdb82698f6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2053
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling É possível a volta para a escolameninos de rua; invencíveis culturais; exclusão e educação. Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar. Abstract This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept “culturaly unbeatable” is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-44Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-44Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053/1705https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053/31151Leite, Lígia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2053Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível a volta para a escola
title É possível a volta para a escola
spellingShingle É possível a volta para a escola
Leite, Lígia Costa
meninos de rua; invencíveis culturais; exclusão e educação.
title_short É possível a volta para a escola
title_full É possível a volta para a escola
title_fullStr É possível a volta para a escola
title_full_unstemmed É possível a volta para a escola
title_sort É possível a volta para a escola
author Leite, Lígia Costa
author_facet Leite, Lígia Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lígia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv meninos de rua; invencíveis culturais; exclusão e educação.
topic meninos de rua; invencíveis culturais; exclusão e educação.
description Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar. Abstract This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept “culturaly unbeatable” is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053/1705
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2053/31151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-44
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-44
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 39-44
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897639976960