A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013 |
Resumo: | A presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, embora desempenhando papel secundário na economia do país, onde predominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consolidou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” orientação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937. |
id |
UFPR-4_37a572930f948aa1bb1b3cd7dcd2d45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36013 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacionalEducaçãoEducaçãoEducaçãoA presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, embora desempenhando papel secundário na economia do país, onde predominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consolidou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” orientação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937.UFPRHorn, Geraldo Balduíno1997-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-91Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-91Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-911984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013/22203https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013/30574info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/36013Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
title |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
spellingShingle |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional Horn, Geraldo Balduíno Educação Educação Educação |
title_short |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
title_full |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
title_fullStr |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
title_full_unstemmed |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
title_sort |
A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional |
author |
Horn, Geraldo Balduíno |
author_facet |
Horn, Geraldo Balduíno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Educação |
topic |
Educação Educação Educação |
description |
A presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, embora desempenhando papel secundário na economia do país, onde predominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consolidou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” orientação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013/22203 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013/30574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-91 Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-91 Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 75-91 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897487933440 |